AGRO: 4ª edição do Fórum ILPF traz especialistas à Expoingá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Já uma tradição na Expoingá, o Fórum Nacional de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) promovido pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial em parceria com a Sociedade Rural de Maringá (SRM), reuniu centenas de participantes – entre produtores, especialistas e autoridades – em sua quarta edição na noite de terça-feira (09/05) no Recinto de Leilões Ermelindo Bolfer, do Parque Internacional de Exposições.

Renda - O gerente de Proteína Animal da cooperativa, Everson Souza, em sua saudação aos presentes, destacou a importância de se debater o tema ILPF, um sistema inovador e sustentável que agrega mais renda às regiões, sobretudo em aproveitamento a áreas de pastagens degradadas.

Carne precoce - Souza ressaltou também o avanço da Cocamar em seu programa de produção de carne precoce que, em breve, contará com a operação de uma estrutura frigorífica em Nova Londrina, assegurando assim uma remuneração mais adequada aos criadores que investem na produção de carne de qualidade.

Transformações - Ao pronunciar-se, o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado do Paraná, Norberto Ortigara, comentou as transformações que a ILPF promove nas regiões, lembrando o baixíssimo retorno do produtor com a degradação das pastagens, cuja média não é superior a meia carcaça animal por ano. E disse que antigamente um pecuarista tradicional lucrava para passear na Europa, mas ao insistir em uma mentalidade extrativista “não consegue atualmente nem mesmo passear em Curitiba”.

Palestras - O Fórum contou com dois palestrantes: o consultor de gestão Willian Marchió e o especialista em mercado Felipe Fabbre, da Scot Consultoria.

Valor - “A integração entrega muito valor”, citou Willian, lembrando também que os benefícios ambientais proporcionados por esse sistema acabam sendo apropriados pelo produtor.

Planejamento - “As propriedades que praticam a integração lavoura-pecuária-floresta oferecem mais renda por hectare do que aquelas que contemplam um cultivo único, mas advertiu: “quando a gente intensifica as atividades, aumenta os riscos, pois uma fazenda é uma empresa sem telhado, sujeita às situações climáticas e muitos outros fatores. Por isso, tem que fazer bem feito, com muito planejamento, profissionalismo e assessoria técnica especializada”.

Apoio - O Fórum contou com o apoio institucional da Rede ILPF, Embrapa, e IDR/PR.

Leilão - Logo após, foi realizado o Leilão de 30 touros PO submetidos ao Programa de Ganho de Peso (PGP) Nelore e que, durante 60 dias, mantidos em confinamento com alimentação inteiramente à base de produtos fornecidos pela Cocamar. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados