Turismo cooperativo treina 150 novos empreendedores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Prossegue nesta semana a primeira fase do treinamento do programa Turismo Cooperativo, iniciada ontem em Arapoti, na Capal. Hoje o treinamento ocorre em Castro, na Castrolanda, amanhã em Carambeí, na Batavo, na sexta-feira no distrito de Entre Rios (Guarapuava), na Cooperativa Agrária e no sábado em Prudentópolis, na cooperativa Camp. A primeira fase do treinamento é dividida em quatro oficinas de 8 horas cada, versando sobre o tema “Organização social e turismo cooperativo”. A segunda fase será feita em oito oficinas, com duração total de 48 horas, focalizará a parte técnica sobre o turismo rural: gastronomia, hospedagem, recepção, administração, segurança, cultura, marketing e formatação de roteiros.

Formação de empreendedores - O programa Turismo Rural Cooperativo é coordenado nacionalmente pela OCB e Sescoop, implantado nos estados através das organizações de cooperativas e com apoio do Sescoop e prefeituras municipais. O objetivo é promover o desenvolvimento de áreas rurais com a implementação de modelos de gestão em turismo e, por meio da organização social, ampliando a oferta turística nessas áreas. O objetivo final é criar alternativas de trabalho e renda para o meio rural, realçando as vantagens quanto às possibilidades de organização de núcleos de cooperação ou cooperativas. No Paraná adotou-se o nome Turismo Cooperativo, que está treinando 150 empreendedores, que são cooperados ou familiares das cooperativas madrinhas (Witmarsum, Castrolanda, Batavo, Arapoti, Camp e Agrária).

Programa piloto em Witmarsum – O programa piloto de treinamento a empreendedores foi realizado junto à cooperativa Witmarsum, que fica a 60 km de Curitiba, com 50 participantes. A última etapa do treinamento vai ocorrer nos primeiros dias de maio, quando técnicos contratados pela OCB e Sescoop conhecerão o roteiro turístico da colônia menonita que deu origem à cooperativa Witmarsum. Os empreendedores de turismo já organizaram uma associação, que funciona junto à associação de moradores, que está iniciando suas atividades. A associação vai receber, em maio, os primeiros dois grupos turísticos que conhecerão os atrativos da colônia, entre as quais uma formação rochosa arenítica semelhante a de Vila Velha.

Conteúdos Relacionados