Publicada a edição nº 29 da Revista PR Cooperativo Técnico e Científico
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Já está disponível no portal do Sistema Ocepar a Revista Paraná Cooperativo – Edição Especial Técnico e Científico nº 29, com artigos elaborados especificamente para serem divulgados nesta publicação. A iniciativa é resultado de parceria entre o Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Este número traz três artigos. O primeiro, intitulado “A influência da qualidade de vida no trabalho sobre o comprometimento organizacional em três cooperativas de crédito” é de autoria de Paulo Montresol, Alex Sandro Quadros Weymer e Rodrigo Alexandre de Melo. O segundo foi escrito por César Aparecido Perini e aborda a questão “Cultura do algodão: regime tributário aplicado às cooperativas agropecuárias e incentivo fiscal em Mato Grosso”. “A experiência dos anos ou o ânimo da juventude? A correlação entre a idade do presidente e o desempenho de cooperativas de transporte no Paraná” é o nome do terceiro trabalho, produzido por João Gogola Neto.
Na apresentação da revista, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destaca que a publicação está alinhada ao 5º princípio básico do cooperativismo – Educação, Formação e Informação. Segundo esse princípio, “as cooperativas promovem a educação e a formação de seus cooperados, dos representantes eleitos, dos gerentes e de seus funcionários, de modo que possam contribuir de forma eficaz para o desenvolvimento da cooperativa. Além disso, divulgam os princípios do cooperativismo e informam o público em geral, especialmente jovens e formadores de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação.”
Ainda de acordo com Ricken, “Graças aos esforços conjuntos das cooperativas, das instituições voltadas ao desenvolvimento do cooperativismo, dos parceiros acadêmicos e dos provedores de técnicas e recursos, as cooperativas paranaenses vêm elevando gradualmente seu nível de profissionalização. Como resultado, têm apresentado desempenhos cada vez mais expressivos, tanto no âmbito econômico quanto no social."