SOJA: XXVII Reunião de Pesquisa da Região Central do Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Será realizada em Cornélio Procópio, na Aguativa Resort, nesta quarta e quinta-feria (17 e 18/08), a XXVII Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil, promovida pela Embrapa Soja e que conta com o apoio da Ocepar e Sescoop Paraná. Cerca de 700 profissionais e técnicos de todo o Brasil e países do Mercosul já estão inscritos no evento. A reunião de pesquisa de soja foi instituída em 1977, com a finalidade de reunir os pesquisadores das instituições participantes com o objetivo de discutir, definir prioridades e viabilizar a programação de pesquisa e de transferência de tecnologia em soja.
Sessões técnicas - A reunião de pesquisa de soja está em sua 27ª edição e reúne mais de 200 entidades de diferentes segmentos, como instituições estaduais de pesquisa, associações, empresas de assistência técnica, universidades, fundações de apoio à pesquisa, produtores de sementes e empresas privadas. Os representantes dessas instituições participam do evento em comissões técnicas por área de conhecimento: difusão de tecnologia e economia rural; genética e melhoramento; ecologia, fisiologia e práticas culturais; nutrição vegetal, fertilidade e biologia do solo; entomologia; plantas daninhas; fitopatologia; tecnologia de sementes. A reunião é coordenada pela Embrapa Soja e, a cada edição, é realizada por uma instituição parceira.
A soja em cada Estado – Na manhã do primeiro dia, após a sessão plenária de abertura, técnicos dos Estados produtores estarão fazendo um relato do comportamento da cultura de soja. No final da manhã, Amélio DallÁgnolo, da Embrapa Soja, fará um relato sobre as ações desenvolvidas pelo consórcio anti-ferrugem. À tarde, ocorrem oito sessões técnicas, onde serão apresentados trabalhos que servirão de subsídios para discussões e elaboração do documento “Tecnologias de Produção de Soja da Região Central do Brasil 2006”. O dia 18 está reservado para a realização de painéis simultâneos de discussões. Fernando S. Adegas da Emater-PR, Sinohe Guerreiro de Oliveira da Cooperativa Agropecuária Castrolanda e Mário Bianchi da Fundacenp conduzirão um painel onde serão discutidas as implicações da soja RR no manejo de plantas daninhas, na rastreabilidade e certificação e na avaliação de ganhos e perdas com a variedade. À tarde, Argemiro Luiz Brum, da Unijui (RS), fará palestra “Inquietações e perspectivas do mercado da soja”, antecedendo a sessão plenária final. Inscrições e programação completa: http://www.cnpso.embrapa.br/rpsrcb.