SICOOB METROPOLITANO: Projeto Papa-pilhas irá colaborar para pesquisas de incubadora
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Além de ajudar o meio-ambiente, o projeto Papa-pilhas, que tem como objetivo recolher e descartar corretamente pilhas e baterias, agora irá colaborar também com pesquisas.
Parceria - O Sicoob Metropolitano fechou uma parceria com a fundação Educere, incubadora renomada e reconhecida em Campo Mourão (PR) e a empresa HCLG Soluções em Grafeno LTDA, que desenvolvem atividades de pesquisa, a partir da exploração do grafeno encontrado no bastão de grafite, componente retirado da pilha não alcalina.
Segurança pública - Esse material irá contribuir com pesquisas na área da segurança pública como placa antibalística, desenvolvimento sustentável com material asfáltico, melhor resistência da tinta em material de isolamento térmico e em áreas de maresia, como pintura das plataformas da Petrobrás e também estudo com celulose para transformar água salina em potável.
Intercooperação - Ao todo, são utilizados 30% do material encaminhado e depois, colocando em prática a intercooperação, as partes que não são tóxicas são destinadas à uma cooperativa de reciclagem de Campo Mourão. O material ajuda na geração de empregos e renda e estimula a sustentabilidade. Até o momento foram encaminhados aproximadamente uma tonelada de pilhas, o que evitou a contaminação de 750 milhões de litros de água.
Destinação - As pilhas não utilizadas na extração do grafite e a resíduo (pasta tóxica encontrada nas pilhas) são encaminhadas para a fundação Fukuoka de Curitiba que faz a destinação e descarte correto desses materiais. (Imprensa Sicoob Unicoob)