Featured

Rodada de Encontros de Núcleos Cooperativos tem recorde histórico de público

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

Foi realizada, na tarde dessa quinta-feira (16/10), na Associação Atlética dos Funcionários da Coopavel, em Cascavel, a última reunião da série de quatro Encontros dos Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar. Com a Cotriguaçu como anfitriã, teve a participação de 141 lideranças de 23 cooperativas da região Oeste, dos ramos agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços.

Em sua 66ª edição, o evento realizado em quatro regiões do Paraná teve recorde de público, com 610 lideranças, de 77 cooperativas, com representantes dos sete ramos cooperativistas: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, consumo, e trabalho, produção de bens e serviços. “É a nossa 66ª reunião, desde 1991, e sua alta adesão mostra que o cooperativismo está pronto, de forma viva, organizada e moderna, para os desafios que estão vindo por aí, nesse mundo conturbado que estamos vivendo”, avaliou o presidente Ricken. 

Durante a abertura, houve pronunciamentos do presidente da cooperativa central anfitriã Cotriguaçu, Alfredo Lang; do superintendente da Cotriguaçu, Gilson Anizelli, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, e do diretor de Desenvolvimento do Interior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Eduardo Zacarki, que fez um convite aos participantes. “A Food Valley foi criada pela UFPR como a inteligência artificial do agronegócio paranaense. Neste momento, o projeto está em fase de desenvolvimento e, para isso, contamos com as contribuições das lideranças do setor. A universidade coloca-se como coparceira e codesenvolvedora e conta com a colaboração do Sistema Ocepar e das cooperativas nessa construção”, anunciou Zacarki.  

Um dos temas de destaque na reunião em Cascavel foi a intercooperação e todas as possibilidades que se abrem a partir do trabalho desenvolvido de forma conjunta por um grupo de cooperativas. “Estamos atentos a melhorar e estimular, cada vez mais, as alianças, que deverão reduzir custos, e promover ainda mais eficiência e modernidade. Vamos buscar soluções conjuntas para aprimorar o uso da inteligência artificial e também de nossas habilidades humanas”, frisou Ricken. 

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, que esteve presente em todos os encontros, apresentou também ao público da região Oeste o selo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, adotado pela Secretaria como incentivo e reconhecimento às empresas, instituições e cooperativas que tenham ações para promover ambientes seguros, igualitários e livres de violência conta as mulheres. “É um selo que garante que a cooperativa certificada tem iniciativas que criam ambientes seguros para as mulheres, o que atrai talentos e fortalece sua reputação”, afirmou Dal Ponte.   “Vamos nos certificar porque  esse é um valor importante para as cooperativas”, estimulou o presidente Ricken, que contou com o apoio unânime dos presentes para a adoção do selo. 

Participaram também da reunião, em Cascavel, o coordenador do núcleo Oeste e diretor da Ocepar, Valter Pitol; os diretores da Ocepar, Solange Pinzon Martins, Elias Zydek, Eloi Podkowa. Também estiveram presentes os diretores da Fecoopar, James Fernando Morais e Jaime Basso; integrantes do Conselho de Administração do Sescoop/PR, Fabiane Bersch, Hiroshi Nishitani, Joberson Silva, Calir Spanhol, Aguinel Waclawosky; e o conselheiro fiscal da Ocepar, Anderson Sabadin. 

66ª edição dos Encontros de Núcleos Cooperativos 

A segunda rodada anual dos Encontros de Núcleos Cooperativos teve início na segunda-feira (13/10), em Guarapuava, passando por Pato Branco na terça-feira (14/10), Ubiratã na quarta-feira (15/10), com a conclusão dos trabalhos nesta quinta-feira (16/10), em Cascavel. 

Durante as reuniões, as lideranças aprovaram também a realização das pré-assembleias nos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2026, com a definição dos locais, datas e anfitriãs: 

- 09 de março - Witmarsum 

- 10 de março – Cooperativas de Francisco Beltrão  

- 11 de março - Lar e Lar Credi 

- 12 de março - Coamo e Credicoamo 

 Mais

Clique nos links abaixo e confira mais informações sobre a segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2025.

Encontro de Núcleos Cooperativos em Guarapuava reúne lideranças para debater estratégias e cenários globais

Encontro de Núcleos reúne 79 lideranças do Sudoeste em Pato Branco

Encontro de Núcleos em Ubiratã bate recorde de presença: 310 lideranças cooperativistas

Conteúdos Relacionados