Featured

Encontro de Núcleos em Ubiratã bate recorde de presença: 310 lideranças cooperativistas

  • Artigos em destaque na home: Artigo Principal

A Cooperativa Coagru foi anfitriã do terceiro dia da segunda rodada de Encontros de Núcleos de 2025 promovida pelo Sistema Ocepar no Estado do Paraná. Em Ubiratã, 310 lideranças cooperativistas das regiões Norte e Noroeste reuniram-se para debater os rumos do setor para os próximos anos, um recorde ao longo do período em que as reuniões têm sido realizadas. Houve participação de 14 cooperativas, de cinco ramos: agro, crédito, saúde, transporte, além de trabalho, produção de bens e serviços.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, prestigiou o evento e falou sobre as dificuldades para o agro do Brasil. “Infelizmente, a gente tem visto que o Plano Safra tem significado cada vez menos e as alternativas de crédito têm se tornado cada vez mais necessárias na liberação de crédito agrícola. Na última safra de verão, o Plano Safra não chegou a 25% do total de crédito agrícola”.

O parlamentar destacou a importância da defesa dos interesses cooperativistas, citando a atuação do Programa de Educação Política do Sistema Ocepar. “O programa tem funcionado muito bem para mostrar para o cooperativista, para o cooperado, para o dirigente de cooperativa a importância de ter gente que entende do tema. Eu sei o que é o dia a dia de ser cooperado, eu sei como funciona o sistema, eu sei como eu posso defender e vocês têm essa responsabilidade, seja na comissão das mulheres, seja na direção das cooperativas, seja na associação, cada um de vocês tem que mostrar a importância da defesa do nosso setor e do nosso sistema. Nós somos respeitados porque somos organizados e unidos acima de tudo”, finalizou.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, reafirmou o compromisso com a conscientização política. “O que seria de nós se não tivéssemos uma Frente Parlamentar da Agropecuária e uma Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional? O deputado (Lupion) colocou que isso é resultado de um programa que nós fizemos. Começamos na eleição de 2018, com 1 milhão de pessoas numa rede de whatsapp; em 2022 colocamos 2 milhões de pessoas do cooperativismo. Em 2026, queremos convidar todos vocês para participar e nossa meta é chegar a 3 milhões de pessoas. Esse programa não é partidário. Ele tem dois objetivos: votar de forma consciente e apoiar os parlamentares que nos prestigiam”. 

Participação das mulheres

O encontro contou com a participação de centenas de mulheres, que representaram o CooperMulher e Comitê de Mulheres da Coagru, além de lideranças femininas de outras cooperativas. A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, agradeceu a presença de todas e falou sobre a importância de combater a violência contra mulher. “Violência não acontece só dentro de casa. Também está dentro das empresas. A maior parte das vítimas trabalham e grande parte dos agressores também trabalham, estão nas empresas. E quando a gente iniciou essa jornada para que pudesse melhorar os indicadores do estado encontramos grande respaldo dentro da Ocepar e das cooperativas do Paraná.”

Nos Encontros de Núcleos, a secretária apresenta aos cooperativistas o selo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres. A iniciativa é um reconhecimento para instituições que promovem ambientes seguros, igualitários e livres de violência. São quatro categorias – bronze, prata, ouro e platina – para reconhecer empresas e cooperativas que tenham boas práticas voltadas à segurança das mulheres.

A coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely Silva, falou sobre o Programa de Educação Política, destacando a força das mulheres para debater o assunto e contribuir para construção mais igualitária da sociedade.

O prefeito de Ubiratã, Fábio Dalécio, comentou sobre sua história com a Coagru, já que seu pai foi um dos fundadores da cooperativa. Ele reforçou a importância da representação da Ocepar. “A Ocepar representa nada mais nada menos que o maior e melhor sistema cooperativista estadual do país. Aqui no Paraná estão as maiores e melhores cooperativas do Brasil. A Ocepar é guardiã, responsável por preservar e fazer respeitar os 7 princípios do cooperativismo.”

O presidente da Coagru, Claudemir Cavalini, finalizou a reunião agradecendo a presença de todos e destacando o papel da cooperativa na cidade e região. “Nos últimos 10 anos, reconstruímos três vezes a Coagru. Geramos emprego, conseguimos transformar a nossa região. Hoje temos a oportunidade de dizer que geramos emprego para 21 municípios do Paraná”. Cavalini destacou a força das cooperativas. “A contribuição do cooperativismo não é só em arrecadação, desenvolvimento econômico. O cooperativismo tem compromisso muito grande com o desenvolvimento social também”.

Agenda

A segunda rodada dos Encontros de Núcleos de 2025 encerra nesta quinta-feira (16/10) à tarde, em Cascavel, com lideranças do Oeste. As reuniões tiveram início na segunda-feira (13/10), por Guarapuava, com a presença de 80 cooperativistas do Centro-Sul do Estado. Na terça-feira (14/10), o evento foi realizado em Pato Branco, com 79 representantes do Sudoeste. 

Mais

Clique nos links abaixo e confira mais informações sobre a segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2025.

Encontro de Núcleos Cooperativos em Guarapuava reúne lideranças para debater estratégias e cenários globais

Encontro de Núcleos reúne 79 lideranças do Sudoeste em Pato Branco

 

 

Conteúdos Relacionados