REUNIÃO INSTITUCIONAL: Indicadores sociais e econômicos são apresentados para diretoria da Cooperval
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dando sequência às reuniões institucionais promovidas pelo Sistema Ocepar com as cooperativas paranaenses, nesta segunda-feira (31/05) pela manhã aconteceu o encontro virtual com a diretoria da Cooperval - Cooperativa Agroindustrial Vale do Ivaí Ltda, com sede no município de Jandaia do Sul, Estado do Paraná. Participaram da reunião o presidente da cooperativa, Fernando Fernandes Nardine, o primeiro secretário, Jorge Dias Siqueira, odiretor administrativo e financeiro, Fernando Teuber, e o conselheiro vogal, Hélcio Rabassi.
Fundação - A Cooperval foi fundada no dia 5 de julho de 1980, por iniciativa de um grupo de agricultores, considerando-se as expectativas positivas do Proálcool “Programa Nacional de Álcool”, surgidas na época, uma vez que a cana-de-açúcar adquiria grande importância para o país como nova opção de fonte energética, em função das sucessivas crises mundiais apresentadas pelo petróleo. A cooperativa foi pioneira no Estado do Paraná ao instalar uma planta de moagem de milho, que vem promovendo um aumento na produção anual de etanol e o desenvolvimento do comércio na região do Vale do Ivaí.
Indicadores - O coordenador de monitoramento do Sescoop/PR, João Gogola Neto, apresentou os principais indicadores da cooperativa em 2020 e as perspectivas de crescimento neste ano. Segundo os dados, apesar do faturamento ter reduzido em 1,5%, atingindo o valor de R$ 346,5 milhões, a variação acumulada nos últimos cinco anos foi de 85,7% e o resultado foi positivo, sendo 60,8% superior ao ano anterior. A Cooperval conta atualmente com 126 cooperados e 973 funcionários.
Metas - Segundo o presidente da cooperativa, Fernando Fernandes Nardine “a meta não é crescer no faturamento. Nossa estratégia é manter o faturamento e pagar melhor nossos cooperados. Focamos mais na remuneração deles e em promover o desenvolvimento da região”, destacou. Sobre a reunião institucional nesta nova modalidade remota, Nardine afirmou que “o trabalho de vocês contribui muito para o nosso crescimento. Temos muitos desafios pela frente e precisamos estar alinhados. O que nos preocupa hoje é a questão tributária ainda, em especial com relação ao reconhecimento do Ato Cooperativo. Acompanhamos o trabalho do sistema na defesa dos interesses das cooperativas e nos colocamos à disposição para poder contribuir”. Com relação ao Plano Paraná Cooperativo - PRC200, o dirigente destacou “que é um planejamento arrojado e podemos contribuir para que ele aconteça de fato, atingir R$ 200 bi é um desafio grande. Vamos até aproveitar alguns dos pilares que vocês delinearam para o PRC200 para nosso planejamento estratégico interno que estamos iniciando”, destacou.
Presenças - Também participaram do encontro pelo Sistema Ocepar, o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira, o analista técnico Jessé Aquino, além de Silvio Krinski e Rogério Croscato, da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar.