Programa “Conhecer para Cooperar” inicia tour entre cooperativas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A troca de conhecimento técnico e o acesso a boas práticas ambientais leva ao desenvolvimento seguro e veloz. Partindo desse entendimento, cooperativas do Paraná e funcionários do governo do estado deram início a visitas em cooperativas paranaenses, visando o aperfeiçoamento de processos de licenciamento ambiental. A iniciativa faz parte do programa “Conhecer para Cooperar” e coloca em prática um protocolo de intenções firmado entre setor produtivo e Estado do Paraná, em busca da cooperação.
O grupo contou com 15 representantes do Sistema Ocepar, Instituto Água e Terra (IAT), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur). Além de demonstrar o funcionamento do Sistema Cooperativista e promover a troca de conhecimento técnico, a excursão também fortaleceu o relacionamento entre cooperados e autoridades ambientais, possibilitando entendimento mútuo sobre o trabalho de cada um.
O gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Flávio Turra, destacou a relevância da iniciativa. “Esse projeto promove integração entre as cooperativas e os órgãos de fiscalização, para que todos estejam na mesma página sobre ações desenvolvidas com foco nas boas práticas ambientais. Temos a preocupação constante de buscar novas tecnologias e promover essa integração cooperativista.”
Tour pelas cooperativas
A viagem começou no dia 26 de novembro, com saída da sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O primeiro destino foi Carambeí, para visita à Cooperativa Frísia e almoço no Parque Histórico da cidade. No período da tarde, houve deslocamento para Londrina, onde houve jantar na Cooperativa Integrada.
No dia 27, a comitiva seguiu para Campo Mourão, para visita na Cooperativa Coamo, com almoço. De lá, a viagem seguiu para Palotina, onde os participantes jantaram e pernoitaram. Pela manhã, no dia 28, a programação seguiu com visita à Cooperativa C.Vale, que também ofereceu almoço à comitiva. Na sequência, o deslocamento foi para Entre Rios, em Guarapuava, onde houve pernoite. Na manhã do dia 29, a visita foi à Cooperativa Agrária, onde foi realizado almoço. Na sequência a comitiva retornou a Curitiba.
As regionais do IAT de Ponta Grossa, Londrina, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Umuarama e Guarapuava também participaram das visitas, abrangendo em torno de 30 técnicos do órgão ambiental de diferentes regiões do estado.
Planejamento estratégico
O Programa “Conhecer para Cooperar” está contemplado no Plano Paraná Cooperativo (PRC300), que é o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense. As visitas que ocorreram no final de novembro têm foco institucional e o objetivo de proporcionar uma visão geral sobre o sistema cooperativista, além de destacar a contribuição do sistema para sustentabilidade e preservação dos recursos naturais do Paraná.
A partir de 2025, o foco será mais técnico. Nessa etapa, técnicos do órgão ambiental e das cooperativas devem aprofundar conhecimentos, com ênfase nas práticas ambientais adotadas. Nas visitas, será possível visualizar as iniciativas implementadas pelas cooperativas.
Além das visitas, o “Conhecer para Cooperar” contempla outras ações e eventos, que vêm sendo realizados desde o início desse ano, como parceria entre o Sistema Ocepar, cooperativas e o IAT. Alguns exemplos são a Semana do Meio Ambiente, Fóruns de Meio Ambiente, além de treinamentos e palestras.