Prêmio ABDE-BID destaca potencial das cooperativas de crédito no Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília foi palco, na segunda-feira (02/12) da cerimônia Sistema Nacional de Fomento: balanço e expectativas, promovida pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). O evento reuniu autoridades, jornalistas e pesquisadores para celebrar os vencedores dos prêmios ABDE-BID e ABDE de Jornalismo, reconhecendo iniciativas que contribuem para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável no Brasil.
O Sistema OCB participou do evento e foi representado por Guilherme Souza Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação, que entregou o prêmio da categoria Desenvolvimento do Cooperativismo de Crédito. "Parabenizamos a todos os reconhecidos nesta cerimônia, em especial aqueles que se dedicaram à investigação do cooperativismo de crédito. Temos certeza de que o cooperativismo é um campo fértil para a produção de pesquisa de ponta, ainda mais em um momento em que o mundo todo olha para alternativas mais justas e equilibradas de fazer negócios. Não é à toa que a ONU declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, reconhecendo em nível internacional a atuação das cooperativas na inclusão socioeconômica e na geração de emprego e renda", declarou.
O artigo O Impacto das Cooperativas de Crédito no Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros, produzido por Mateus Neves, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em coautoria com Valéria Fully Bressan, Marcelo Shinkoda, João Romero e Gustavo Henrique Souza, conquistou o primeiro lugar da categoria. A pesquisa analisa os impactos positivos das cooperativas de crédito no desenvolvimento de pequenos municípios, com evidência à sua contribuição para o crescimento econômico sustentável. Em segundo, foi escolhido o artigo A Cooperação entre os Sistemas de Garantia de Crédito e o Sistema Cooperativista de Crédito: Case Crecaxias Fase II, de Marcelo de Lima, da RS Garanti.
O evento também contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que destacou a importância do desenvolvimento e o papel das instituições de fomento. "Queremos garantir que o fruto dos esforços de crescimento vá para quem mais precisa", afirmou.
Já o presidente da ABDE e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, apresentou um balanço dos resultados do Sistema Nacional de Fomento e agradeceu aos parceiros que apoiam a agenda da associação: "Gostaria de reconhecer as parcerias que nos levaram adiante e potencializaram nossa atuação em prol do desenvolvimento". (Sistema OCB)