Liderança feminina da Coopavel conclui Programa de Formação com imersão no cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Vinte e oito integrantes do Movimento Cooperelas, da Coopavel, sediada em Cascavel, Oeste do Paraná, encerraram a participação no Programa de Formação de Lideranças Femininas, promovido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), com uma viagem de imersão ao cooperativismo que incluiu uma visita ao Sistema Ocepar, em Curitiba, na terça-feira (19/11).
O grupo, formado por agricultoras cooperadas, filhas de cooperados e colaboradoras da cooperativa, foi recebido na Casa do Cooperativismo Paranaense pelo superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa. Na sequência, a analista técnico do Sescoop/PR, Ketlyn Zipperer Mali, discorreu sobre o cooperativismo e a atuação das três entidades que integram o Sistema Ocepar – Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar). O analista de Relações Institucionais da Ocepar, Diogo Tavares, apresentou o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense.
Roteiro
A imersão, organizada pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), contemplou ainda uma passagem pela Colônia Witimarsum, em Palmeira, na região dos Campos Gerais, realizada antes da visita ao Sistema Ocepar, e encerrou no dia seguinte, com viagem de trem até Morretes, no Litoral. As novas líderes do Cooperelas também estiveram no Porto de Paranaguá.
Programa de Formação
De acordo com a coordenadora da Universidade Corporativa da Coopavel (Unicoop), Tábita Juliana Paraíso, que acompanhava o grupo, o Cooperelas contempla um total de 960 mulheres, das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. As 28 que participaram do Programa de Formação de Lideranças Femininas, somaram 80 horas de treinamento.
A iniciativa teve como objetivo promover o desenvolvimento das competências de liderança, preparando-as a assumir papeis mais desafiadores e as fortalecendo para uma gestão eficaz dos negócios. Durante o curso, foram abordados temas como cooperativismo, sucessão familiar, finanças da propriedade, gestão de negócio, inovação e criatividade no agronegócio. Temas comportamentais, como autoconhecimento, comunicação e imagem de líder, também fizeram parte da formação.