Imersão de colaboradores da Unimed Pato Branco em cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Um grupo de 29 colaboradores da Unimed de Pato Branco esteve no final da tarde desta quinta-feira (01/08), visitando a sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O grupo estava acompanhado pela Cooperativa de Turismo do Paraná, a Cooptur. Antes de conhecerem a Casa do Cooperativismo, passaram pela Colônia Witmarsum, onde, além de um delicioso café da manhã, conheceram um pouco da história da imigração de alemães menonitas que fundaram a cooperativa local que leva o mesmo nome da Colônia.
Nelson Costa, superintendente da Fecoopar, juntamente com os analistas do Sescoop/PR, Luis Henrique Zanon Franco de Macedo e Cristiane Iung Redua, recepcionaram o grupo no auditório do Sistema Ocepar. Nelson destacou a importância do ramo saúde, do qual, a Unimed Pato Branco faz parte. “Hoje temos no Paraná 36 cooperativas de saúde, que reúnem mais de 17 mil profissionais e geram mais de 8 mil empregos com carteira assinada, sem falar nos empregos indiretos. Dessas 36 cooperativas, 21são operadoras de planos de saúde, 11 prestadoras de serviços e quatro da área odontológica”, destacou.
Para o assistente de setor pessoal da Unimed Pato Branco, Jonathan Tomé, “vir até Curitiba e poder conhecer a estrutura da Ocepar o que ela faz em defesa do cooperativismo é um privilégio muito grande. Não sabia de todo este trabalho que realizam pelas cooperativas”, destacou ele. Já o gerente geral da Unimed Pato Branco, Angelo Luiz de Bortoli, destacou que o objetivo desta viagem, além da imersão no sistema cooperativista paranaense é reforçar o princípio de intercooperação com outras cooperativas.
“Recebemos todo o suporte da Cooptur, que é uma cooperativa do ramo de serviços, também conhecemos um pouco da história da cooperativa Witmarsum, viemos até aqui o Sistema Ocepar e amanhã conheceremos um cooperado da Cooptur em Morretes e seguiremos para Paranaguá, onde o grupo terá a oportunidade de conhecer de perto as atividades do Porto. Importante esta imersão, que nos ajuda a conhecer outros ramos do cooperativismo e as atividades que desempenha em prol do desenvolvimento do Paraná”, frisou. (Comunicação Sistema Ocepar).