Dirigentes e cooperados da Sicredi Centro Sul visitam Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 3
Na manhã desta quinta-feira (01/08), um grupo de 70 dirigentes e cooperados da Sicredi Centro Sul Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, estiveram em visita ao Sistema Ocepar, em Curitiba. O grupo foi recebido pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, pelos superintendentes, Nelson Costa e Leonardo Boesche, da Fecoopar e Sescoop/PR, respectivamente. Antes dessa visita à Casa do Cooperativismo, o grupo passou por Carambeí, onde, no Parque Histórico da imigração holandesa, realizaram assembleia de prestação de contas do primeiro semestre de 2024 e visitaram, também em Curitiba, a Central Sicredi PR/SP/RJ.
Santo Capellari, presidente da cooperativa e que acompanha o grupo, disse que tem muito orgulho em ver o excelente trabalho realizado pelo Sistema Ocepar. “Se hoje nossas cooperativas estão estruturadas e fortes, se deve muito ao trabalho realizado por lideranças como o presidente Ricken e sua equipe de profissionais, que tanto fazem em prol do cooperativismo. Queremos aqui hoje reconhecer e agradecer todo este trabalho e dedicação”, frisou. O dirigente lembrou que esta visita tem objetivo para que as lideranças da cooperativa possam conhecer melhor o cooperativismo e suas ações para o desenvolvimento do setor.
Ricken fez uma apresentação aos visitantes sobre o trabalho realizado pelo Sistema Ocepar que envolve as três entidades: Ocepar, Fecoopar e pelo Sescoop Paraná. “Desde a constituição do sistema, temos com foco principal apoiar, organizar representar, defender, capacitar, treinar para que as pessoas possam desenvolver suas atividades dentro do cooperativismo e tenham mais renda. E neste quesito, o ramo crédito é fundamental”, salientou o presidente.
Qualificação
Leonardo Boesche lembrou que o Sescoop/Pr tem um papel fundamental na qualificação dos colaboradores, dirigentes e cooperados: “apenas no dia de hoje, estão acontecendo em todo o Paraná, 152 eventos, pessoas em salas de aula participando de algum curso junto as cooperativas no estado. Isso só é possível graças à parceria que temos com nossas cooperativas. Desde que o Sescoop foi criado, em 1999, no lugar de termos estruturas físicas em várias regiões, decidimos realizar parcerias com as cooperativas registradas no sistema par que tivessem agentes de desenvolvimento humano para ver as demandas de treinamentos locais. Assim conseguimos otimizar os nossos recursos para a atividade fim, que é treinar para desenvolver o cooperativismo no estado”, frisou. Ele lembrou, que entre esses 152 eventos, um deles acontece na Sicredi Fronteiras, em Capanema, onde uma equipe do Sescoop/PR está implementando o Programa ESG + Coop.
Já Nelson Costa, lembrou que acompanhou, no dia 25 agosto de 1984, a assembleia de constituição da Sicredi, em Prudentópolis. “Na época, durante um seminário do ramo crédito, realizado em 1982, na sede da então Acarpa, hoje IDRPR, ficou decidido que cada cooperativa agropecuária deveria ter sua cooperativa de crédito próprio. Assim nasceu a Sicredi de vocês junto a Camp, cooperativa agropecuária de Prudentópolis. O caminho era revitalizar o cooperativismo e assim criamos muitas cooperativas de crédito no Paraná e que hoje estão aí fortes e que servem de exemplo para todos como instituições financeiras que se desenvolvem e oportunizam um melhor acesso ao crédito para milhões de paranaenses”, comentou Costa.
Na sequência, os analistas do Sescoop/PR, Luis Henrique Zanon Franco de Macedo e Cristiane Iung Redua, da Gerência de Desenvolvimento do Sescoop/PR, apresentaram um vídeo do novo site do Sistema Ocepar e falaram um pouco mais das atividades realizadas pelo setor. (Comunicação Sistema Ocepar).