Gestoras do Agro: Integrada promove encontro feminino

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Integrada promoveu, na última terça-feira (19/11), o 2º Encontro de Gestores do Agro 2024, evento que reuniu mais de 120 cooperadas, esposas e filhas de associados, atuantes no setor do agronegócio. O encontro proporcionou um espaço para troca de experiências, discussão de desafios e fortalecimento da liderança feminina na agricultura.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor-presidente, Jorge Hashimoto “queremos dar as boas-vindas às nossas participantes. Este é um evento importante, que traz temas de interesse das mulheres do agro, que buscam eficiência e a melhoria da produtividade. Hoje, os nossos quadros social e de colaboradores é composto por mais de 3 mil mulheres, o que representa 20% do total. O apoio à liderança feminina faz a diferença no agro”, declarou.

Hashimoto reforçou a relevância de buscar novos conhecimentos, frente aos desafios enfrentados na agricultura “o agro é feito de ciclos; momentos bons e tempos que exigem resiliência. Temos que superar os desafios para evoluir na próxima safra”, disse.

A programação do Gestoras do Agro foi intensa, iniciando com a palestra “Mudanças Climáticas e Previsão para os próximos meses”, ministrada por Angela Beatriz Costa, especialista em clima do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).

 A meteorologista trouxe um panorama do clima no planeta, explicando como as mudanças climáticas têm produzido efeito na agricultura e a importância de fazer o monitoramento sistematicamente “além do acompanhamento da previsão do clima é fundamental ter contato com profissionais especializados, já que as condições do tempo já não são tão definidas como no passado”, ponderou.

A engenheira agrônoma da Integrada, Dayane Moreira, especialista em Agricultura de Precisão fez palestra com o tema “Fertilidade do Solo e Produtividade”.

Dayane falou sobre o trabalho de AP realizado pela cooperativa, que facilita a atividade no campo e auxilia nos vários desafios, como a compactação do solo “o solo compactado impede que a raiz penetre no solo, o que prejudica a absorção de nutrientes, podendo causar uma produção menor”, ressaltou a agrônoma.

Natália Moura, agrônoma da cooperativa ministrou a palestra “Prática de Manejo para a Safra 2024/2025, onde abordou o manejo correto da cultura da soja para uma boa produtividade “ é preciso cuidado em todo o processo. A dessecação do pré-plantio deve ser realizada de forma eficiente. Fazer o controle das plantas daninhas e escolher uma cultivar que se adapta à região são fundamentais para uma boa colheita”, frisou.

Após as palestras, foi realizado debate interativo com as agrônomas Dayane Moreira e Natália Moura e com a especialista em clima, Angela Costa, mediado pela analista de geoprocessamento da Integrada, Rafaela Tamanini “estou amando o evento e aprendendo muito. Os temas trabalhados aqui são de fundamental importância. Vou colocar em prática ideias levantadas pelas palestrantes”, contou Elvira Ballmann, cooperada da regional Guaíra. (Assessoria de Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados