FRÍSIA II: Programa Fundo Azul promove melhoria da qualidade das águas de mananciais dos Campos Gerais

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

frisia II 25 11 2021A primeira edição do Programa Fundo Azul na Frísia foi encerrada nessa quarta-feira (24/11), com o dever cumprido: a melhoria da qualidade da água de alguns mananciais localizados nos Campos Gerais. A iniciativa é uma parceria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da cooperativa, e envolveu 15 propriedades rurais nos municípios de Carambeí, Castro e Piraí do Sul.

Adequação - Iniciado em 2018, o Fundo Azul atua para adequar o manejo dos dejetos gerados na atividade de bovinocultura de leite, que podem resultar na contaminação do solo e das águas, seja por infiltração ocorrida em fossas sem impermeabilização, pela saturação do solo ou por extravasamento.

Mananciais - Essas ações focaram nos mananciais de abastecimento público da represa de Alagados e bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João e São Cristóvão, contribuindo para a melhoria da qualidade da água.

Cooperados - “Foram contemplados cooperados da Frísia para a construção das esterqueiras revestidas com geomembrana. A Sanepar fornece a lona, os palanques, as telas para fazer a cerca, os tubos e conexões, e os cooperados realizam a mão de obra, com a escavação do terreno. Com a esterqueira revestida, os dejetos dos animais não entram em contato com o solo, preservando a qualidade dos mananciais”, explicou a analista ambiental da Frísia, Lorena de Almeida Zamae.

Acordo - A parceria entre a cooperativa e a Sanepar ocorreu pela assinatura de um acordo de cooperação técnica. Das 15 propriedades, que têm como atividade a bovinocultura de leite, nove estão em Carambeí, cinco em Castro e uma em Piraí do Sul. A seleção das propriedades entre os cooperados levou em conta o porte e a localização em área de manancial.

Segunda edição - A Frísia já se prepara para a segunda edição do programa, que foi aberta na tarde dessa quarta-feira (24/11) e começará as atividades no próximo ano.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2020 produziu 283 milhões de litros de leite, 832.765 toneladas de grãos e 28.063 toneladas de suínos, resultado do trabalho de 895 cooperados e 1.119 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos cinco anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Imprensa Frísia)

 

Conteúdos Relacionados