Evento marca lançamento de livro em homenagem aos 15 anos da Mulher Cooperativista
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Castrolanda realizou, no dia 13 de março, mais uma edição do evento Dia da Mulher Castrolanda que contou com cerca de 250 mulheres entre cooperadas, esposas e filhas de produtores. Diferente dos anos anteriores, o evento, que aconteceu no Moinho da Imigração Holandesa, foi marcado pelo lançamento do livro “Mulher Cooperativista Castrolanda – 15 anos de história de união, trabalho e superação”.
A obra, do historiador e escritor André Kugler Zan, contextualiza a história das mulheres que vieram da Holanda e o envolvimento delas com a comunidade. O livro retrata ainda os anos seguintes com o envolvimento da força feminina com a Castrolanda, o nascimento da Comissão Mulher Cooperativista e conquistas ao longo dos anos.
“Antes mesmo de celebrarmos os15 anos de história, temos que lembrar da origem de tudo com a vinda delas da Holanda. O quanto elas nos inspiraram e nos ajudaram a ver o quanto as mulheres devem ser valorizadas. Com a comissão foi um trabalho de ‘formiguinha’. Por muitos momentos pensamos em desistir, mas sabemos que as mulheres precisam ser mais participativas e assim continuamos”, recorda Elizete Telles Petter, coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista.
“O livro para nós representa um marco onde recebemos todo o apoio da cooperativa e isso nos ajuda muito porque a Mulher Cooperativista é um movimento para a inclusão das mulheres mostrando o quanto elas devem ser reconhecidas. Precisamos deixar um legado e incluir as jovens cada vez mais para que a história continue acontecendo”, complementa Elizete.
Idealização
A vice-coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista, Elsa Maria Kugler, lembra da idealização do livro e como tudo começou em novembro de 2023. “Eu estava para sair da comissão e naquele ano eu tive um sonho onde Deus me mandou uma mensagem de que tínhamos que fazer alguma coisa para lembrar desse momento. Liguei para a Elizete e contei do meu sonho. Ela então deu a sugestão de escrevermos um livro para celebrar a data”, recorda.
O projeto foi aprovado pela comissão e a produção do livro começou em janeiro de 2024. “Ficamos felizes quando o André aceitou participar porque ele já conhecia a história das mulheres. Trabalhamos no livro o ano todo praticamente, fomos atrás de fotos, das pessoas que deram entrevista e hoje estamos realizando o nosso sonho que é o lançamento”, comemora.
Dia da Mulher Cooperativista
O evento que celebrou o Dia da Mulher Castrolanda ainda contou com a palestra Liderança Feminina – Mulheres que transformam, ministrada por Aline Dotta, elaborada especialmente para mulheres cooperativistas, explorando de maneira prática como colocar o potencial feminino à frente de grandes ideias, impactando não só a própria trajetória, mas também as organizações que estão inseridas.
Lídia Such Tenchina é cooperada da Castrolanda e produtora de leite no município de Paula Freitas. Essa foi a primeira vez que ela participou do evento e comenta sobre a mensagem que a palestra trouxe a ela. “A minha filha já havia participado e me incentivou a vir. Foi ótimo e eu saio daqui hoje levando mais força para a minha família. É um evento para mostrar a força feminina e unir as mulheres cada vez mais”, comemora.
Ao contrário de Lídia, a esposa de cooperado, Paula Mocelin Flugel da Silva, de Piraí do Sul, conta que já participou várias vezes do Dia da Mulher Castrolanda. “A cada evento aprendemos coisas novas e assim ensinamos os nossos filhos. Acho que todas as mulheres deveriam participar e ver que é uma grande oportunidade de crescer e aprender”, reforça. (Assessoria de Imprensa Castrolanda)