Crédito: conselho especializado realiza 1a reunião na sede da Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Cooperativa Agropecuária Capanema - COAGRO, completa 33 anos, neste dia 05 de dezembro. Foi fundada por 67 agricultores do município de Capanema, sob orientação da Emater, na época denominada Acarpa, para resolver problemas básicos, tais como: armazenagem, comercialização, assistência técnica e crédito. A agência mais próxima do Banco do Brasil ficava em Francisco Beltrão, a mais de 100 Km. de Capanema e um dos serviços importantes que a Coagro prestou nos seus primeiros 14 anos foi o crédito de repasse.
Com a presença dos representantes das cooperativas de crédito filiadas à Ocepar, e sob a coordenação de Seno Cláudio Lunkes, foi realizada na manhã de hoje, em Curitiba, a primeira reunião do Ceco - Conselho Especializado de Crédito. O superintendente da Ocepar, Nelson Costa, o assessor jurídico Paulo Fernando Ravaglio, e a assessora jurídica da Sicredi Central PR, Mara Santana, participaram da reunião fornecendo subsídios e assessorando os dirigentes nas discussões de assuntos de interesse do setor. Também participou da reunião na Ocepar o presidente da Sicoob Central, Luiz Ajita.
Temas de interesse - Os representantes do Ceco conheceram detalhes dos assuntos de maior interesse do Cooperativismo de Crédito, entre os quais as propostas de alteração da legislação federal para permitir o melhor desenvolvimento do sistema, que estão sendo defendidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras e pelo Conselho Especializado de Crédito nacional. Entre as propostas de alteração da legislação estão: o restabelecimento da proteção ao Ato Cooperativo no que diz respeito ao PIS/Pasep; Acesso aos recursos do FAT para custeio agropecuário; permissão para servidores públicos da ativa exercerem cargos de administração ou fiscalização; e permissão para que a União, estados e os municípios movimentem recursos através de cooperativas de crédito.
Sincoopar Crédito - Durante a reunião, o coordenador do Ceco PR e do Sindicato das Cooperativas de Crédito do Paraná, Seno Cláudio Lunkes, assinou correspondência oficial encaminhada ao ministro do Trabalho, Jaques Vagner, solicitando o registro do sindicato. O Sindicato passa a representar todas as cooperativas de crédito do Paraná em assuntos relacionados com o sindicalismo, substituindo a Ocepar nessa tarefa.
Plano de trabalho - Após a avaliação das propostas de alteração de legislação federal relacionada com o Cooperativismo de Crédito, o coordenador do Ceco, Seno Cláudio Lunkes, apresentou proposta de plano de trabalho a ser realizado pelo conselho no próximo. Segundo Lunkes, a movimentação dos recursos dos municípios nas cooperativas de crédito é uma das preocupações do conselho, o que vai exigir uma adequação da lei estadual. O coordenador do Ceco propôs uma atuação conjunta com a Ocepar para defender na Assembléia Legislativa estadual e em outras instituições públicas os interesses das cooperativas de crédito. Seno Lunkes, o conselho estadual tem praticamente as mesmas preocupações do conselho nacional e que, por isso, o plano de trabalho também é o mesmo.
Proposta de treinamento conjunto - O superintendente Nelson Costa solicitou aos membros do Ceco que apresentem à Ocepar um resumo das necessidades de treinamento para o próximo ano, para que a Ocepar faça um programa de treinamentos de interesse de todas as cooperativas de crédito filiadas.