Cooperação interestadual: Sistema Ocepar conhece protocolos de certificações em cooperativas de SP e MG

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Conhecer outras realidades, desafios e soluções na implementação de protocolos de certificação. Esse foi um dos principais objetivos e é um dos resultados efetivos da primeira Rodada de Benchmarking de Certificação de Produção em Cooperativas. Na última semana, representantes da Sistema Ocepar e de cooperativas agropecuárias do Paraná estiveram em três cooperativas fora do estado para trocar experiências e conhecimento sobre o que é feito em outras regiões do país.

As visitas foram realizadas em três cooperativas: Cooperativa de Produtores de limão de Urupês (Cooperlimão), localizada no estado de São Paulo; Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé LTDA (Cooxupé), em Minas Gerais; e Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três de Pontas Ltda (Cocatrel), também no estado mineiro.

“Esta iniciativa reforça o compromisso do Sistema Ocepar em consolidar o cooperativismo paranaense como referência em sustentabilidade e inovação. A intenção é construir um protocolo de certificação robusto, que reconheça e valorize as ações dos cooperados, promova melhorias contínuas e fortaleça ainda mais a competitividade das cooperativas do Paraná”, avalia o Analista de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Leonardo Silvestri Szymczak.

As ações de benchmarking com cooperativas de outros estados devem ser realizadas também em 2025. A atividade concretiza o avanço na construção e implementação do Projeto 4 - Certificação Paraná Cooperativo, do novo ciclo Plano Paraná Cooperativismo (PRC300/500) do Sistema Ocepar. 

Comitiva

A comitiva que participou da Rodada de Benchmarking também contou com representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e das cooperativas paranaenses: Agrária, Bom Jesus, Coamo, Cocamar, Coopagrícola, Capal, Copacol, Castrolanda, C.Vale, Frísia, Integrada e Primato.

Conteúdos Relacionados