CAMISC: Cooperativa realiza primeiro encontro dos núcleos femininos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Por atender o princípio do cooperativismo de formar lideranças, a Camisc, em parceria
com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná), realizou no último dia 24 de maio, no município de Mariópolis, no Paraná, e em Galvão, Santa Catarina, o encontro das mulheres cooperativistas, com o consultor em cooperativismo, Ney Guimarães, com o objetivo de formar os núcleos femininos, fortalecendo a cooperativa e modernizando o cooperativismo.
Aproximação e fortalecimento - Ney destacou que o núcleo feminino é uma forma que a Camisc terá de oferecer formação humana, técnica e cooperativista para as mulheres associadas com a finalidade que elas se aproximem da cooperativa e ao mesmo tempo a fortaleçam. “A nossa esperança é que concretamente as mulheres, por meio da informação que terão, as absorvam e apliquem nas suas vidas cotidianas”, destacou.
Lideranças femininas - De acordo com Ney, o núcleo feminino nasce da ideia de formar lideranças na cooperativa, e no caso do núcleo, formar lideranças femininas. “Nós acreditamos que as mulheres têm um jeito diferente de liderar e o núcleo feminino nasce com essa necessidade. Por meio do núcleo feminino nós suscitamos e formamos futuras lideranças que protejam sua cooperativa”, enfatizou.
Essência - Para a gerente administrativa e organizadora do Camisc Mulher, Rita De Bortoli, como a mulher é a essência na família, ela se torna a essência na cooperativa, concentrando aptidões próprias, capazes de conduzir a casa e, ao mesmo tempo, entender a empresa e orientar os
filhos. “A cooperativa está apoiando a formação dos núcleos femininos porque a mulher tem um olhar diferenciado do trabalho cooperativo e esperamos que através da mulher, os cooperados tenham um maior conhecimento do que acontece dentro da cooperativa, quais são os princípios cooperativistas, ampliando a participação e a fidelização na cooperativa”, salientou.
Valorização - A participante do Camisc Mulher, Raquel Elza Maraschin Brik, destacou que a formação do núcleo feminino é um momento importante de valorização da mulher. “As mulheres se sentiam abandonadas pela cooperativa e, nesse momento, percebemos a valorização dentro do cooperativismo. Com o núcleo e com o Camisc Mulher eu espero acordar pra vida, porque a mulher faz a diferença sendo cada vez mais a essência da família e da cooperativa”, frisou. (Imprensa Camisc)