Featured

BOM DIA PR: RPC destaca Paraná como estado mais cooperativo do Brasil

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

Neste mês de julho, em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, uma série de reportagens sobre o tema está sendo produzida e veiculada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Além da série especial De Olho no Cooperativismo, outros programas têm destacado a atuação do Sistema Ocepar e das cooperativas. Nesta sexta-feira (12/07), o Bom Dia Paraná trouxe reportagem especial mostrando o Paraná como o estado mais cooperativo do Brasil.

A matéria apresentou o trabalho de integração entre um produtor de frangos e peixes no oeste do Paraná com a Cooperativa C.Vale, que mantém um dos maiores abatedouros do mundo, em Palotina. O cooperado conta que, graças ao sistema de integração com a cooperativa, ele se sente seguro em produzir sabendo que sua produção tem mercado garantido.

O gerente da fábrica mostra como é possível garantir a rastreabilidade de toda a produção, desde a produção da semente dos grãos que alimentam frangos e peixes até a proteína animal que vai para a mesa do consumidor no Brasil e no exterior.

Presença 

A reportagem trouxe também os números crescentes do cooperativismo no Paraná em produção e faturamento. Para completar, a RPC entrevistou o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti. Ele falou sobre o espírito de cooperação e o empreendedorismo do povo paranaense e destacou o investimento forte que o Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, faz em formação e educação dos cooperados, o que tem viabilizado o crescimento do setor. “O cooperativismo é a oportunidade de estar presente na vida das pessoas e temos espaço para crescer ainda mais”, pontuou. Clique aqui para conferir.

Impacto na economia

O programa Bom Dia Paraná divulgou também uma matéria destacando o impacto do trabalho das cooperativas nas economias locais. Traz como exemplo a Coamo, em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, a maior cooperativa da América Latina, que liderou as exportações no Paraná, totalizando 5 milhões de toneladas comercializadas para quase 30 países, entre grãos, farelo e óleos. “É um modelo moderno de fazer negócios, onde a participação das pessoas é muito mais intensa. Você tem uma distribuição de renda muito maior porque tudo o que se ganha dentro de uma cooperativa é distribuído para o quadro social. É uma sociedade muito mais correta, muito mais justa”, afirma o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari. Clique aqui para conferir.

Conteúdos Relacionados