COCAMAR: Cooperativa é uma das vencedoras do Prêmio von Martius de Sustentabilidade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o Projeto Cultivar, a Cocamar e seus parceiros ganharam mais uma premiação. Desta vez foi o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2007, promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. A entrega ocorreu na noite de quarta-feira (07/11) no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro-RJ. O Projeto, desenvolvido em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Apae e Penitenciária Estadual de Maringá, ficou em segundo lugar na categoria "Natureza". Compareceram ao evento o presidente e o assessor ambiental da cooperativa, Luiz Lourenço e Osvaldo Danhoni, e o chefe regional do IAP em Maringá, Paulino Heitor Mexia.

Meio ambiente - O Projeto Cultivar, que concorreu com 132 trabalhos inscritos, consiste da produção de mudas de espécies nativas para a recomposição de matas ciliares em propriedades da região da Cocamar, que são repassadas para agricultores. Participam desse trabalho, também, 20 alunos da Apae - que foram contratados como funcionários, atuando em sistema de meio período - e internos da Penitenciária. O Prêmio von Martius tem o patrocínio da Faber Castel, Petrobras, Volkswagen do Brasil, Henkel e Tetrapack.

Benefícios - Com o slogan "Produzindo florestas com mãos especiais", o Projeto Cultivar recupera matas ciliares na região de Maringá, no Paraná, com a colaboração de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e de detentos da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). Além de beneficiar cerca de 6.700 associados da Cooperativa Agroindustrial (Cocamar) com a recuperação de suas propriedades, a iniciativa possibilita a inclusão social de alunos excepcionais e de condenados. Durante um ano, 620 mil mudas de espécies nativas foram produzidas para o reflorestamento de 150 quilômetros de margens de rios em cerca de 30 mil pequenas propriedades rurais abrangendo oito municípios. A parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) permitiu a capacitação técnica dos participantes, além da doação de sementes, substratos e tubetes. O projeto Cultivar faz parte do Programa Estadual de Mata Ciliar da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, contando também com o apoio da Prefeitura Municipal de Maringá e da multinacional alemã BASF. (Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados