COCAMAR II: Cooperativa é finalista no Prêmio von Martius de Sustentabilidade
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o projeto "Cultivar", a Cocamar está entre os finalistas deste ano do Prêmio von Martius de Sustentabilidade, outorgado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. A divulgação dos vencedores será conhecida no próximo dia 7 de novembro, durante evento no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro (RJ).
O que é - Entregue anualmente e já na oitava edição, o Prêmio von Martius de Sustentabilidade foi criado com o objetivo de divulgar e reforçar o compromisso da Alemanha e das empresas alemãs com o desenvolvimento sustentável. O Prêmio homenageia simbolicamente o emérito pesquisador alemão Karl Friedrich von Martius, cujo trabalho contribuiu grandemente para o conhecimento e valorização dos ambientes natural e cultural do País. O Prêmio foi instituído para transmitir uma mensagem sobre responsabilidade ecológica para o mundo, através da valorização de três importantes plataformas de ação: Humanidade, Tecnologia e Natureza.
Parcerias - O projeto "Cultivar" é desenvolvido pela Cocamar em parceria com a Secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Instituto Ambiental do Paraná (Iap), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Penitenciária Estadual de Maringá. Através dele, são produzidas de espécies nativas para distribuição a produtores rurais visando a recuperação de matas ciliares nas regiões Norte e Noroeste do Paraná. Nos últimos doze meses, mais de 850 mil mudas foram produzidas, parte delas por 20 alunos da Apae (contratados como funcionários da cooperativa) e também por internos da Penitenciária.
Reconhecimento - Em julho último, o mesmo projeto foi premiado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e revista Globo Rural, durante evento realizado em Brasília. O objetivo do Prêmio von Martius é reconhecer o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito socioambiental. O prêmio tem o patrocínio de Faber-Castell, Henkel, Petrobras, Tetra Pak e VW Caminhões e Ônibus, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), World Wide Fund for Nature (WWF), InWEnt, Gráfica Bandeirantes, Suzano Papel e Celulose, Senator Turismo Lufthansa City Center, BRTÜV e é o único concurso de projetos ambientais do Brasil a dispor da auditoria de procedimentos da PricewaterhouseCoopers.
Finalistas - Veja quem são os finalistas do prêmio:
Categoria Humanidade
- Convivência com a Realidade Semi-árida / Centro de Educação Popular e Formação Sindical (CEPFS)
- Globo Ecologia - Série Aquecimento Global / Globo Ecologia
- Programa Trainee em Meio Ambiente / Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Categoria Natureza
- Estudo da Biodiversidade / Copebrás Ltda.
- Gestão Ambiental através de Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado / Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado
- Implantação e manejo de florestas em pequenas propriedades no Estado do Paraná / Paraná Biodiversidade
- Projeto Cultivar / Cocamar Cooperativa Agroindustrial
Categoria Tecnologia
- Embueiramento de esgoto a céu aberto com o aproveitamento de pneus descartados / Colégio Presidente Emílio Garrastazu Médici - Fundação Bradesco
- Pastagem ecológica - Sistema Voisin Silvipastoril / Fazenda Ecológica
- Tecnologia de Quebra do Coco Babaçu (Orbgnyaspeciosa) / Instituto de Tecnologia de Alimentos. (Imprensa Cocamar))