MEIO AMBIENTE: Projeto do Paraná Biodiversidade vence o Prêmio Von Martius
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Paraná foi destaque no Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2007 - concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha - na categoria Natureza. Os programas Paraná Biodiversidade e Mata Ciliar ficaram, respectivamente, com a primeira e segunda colocação. O prêmio foi entregue na última quarta-feira (07/11), no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. Criada pela Câmara Brasil-Alemanha, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a premiação visa reconhecer projetos que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, com respeito ao meio ambiente.
Modelo inovador - O programa Paraná Biodiversidade foi criado com o objetivo de estimular a recuperação florestal no estado. O projeto foi formatado num modelo de mecanismo de desenvolvimento limpo e teve a participação de 187 pequenos produtores familiares (propriedades com menos de 30 hectares), que estão implantando reflorestamentos mistos, com espécies nativas ameaçadas de extinção e espécies exóticas de crescimento rápido. Se somadas, as áreas destes produtores, chegam a mais de 300 hectares de futuras florestas, que antes eram ocupadas principalmente por pastagens e atividades agrícolas.
Cocamar - O 2° lugar foi conquistado com o projeto "Cultivar - Produzindo Florestas com Mãos Especiais", realizado em parceria entre Sema, Apae e Cocamar. O projeto aborda a produção de mudas como forma de inserção social. Em 2006, em seu primeiro ano de execução, 26 alunos especiais envolvidos no projeto produziram, aproximadamente, 80 mil mudas. Para este ano, a expectativa é atingir 100 mil mudas, a serem distribuídas para os 6,8 mil associados da cooperativa.