SOJA III: Oeste dá a largada na colheita no PR
Foi dada a largada para a colheita da soja no Paraná. O pontapé inicial da safra de verão foi na última sexta-feira (15/01) na Região Oeste do estado. O fim de semana ensolarado depois de vários dias de chuva permitiu que o agricultor Luiz Mengarda, de Pato Bragado, tirasse suas máquinas do galpão. Os trabalhos evoluem rápido. Em um verão chuvoso de El Niño como este não há tempo a perder. É preciso aproveitar qualquer abertura de sol. A colheitadeira que retira a soja do campo é seguida por uma plantadeira, que joga as sementes do milho que será colhido na metade do ano, conta Cévio, filho de Luiz.
Pressa - A pressa é para semear a safrinha, mas também para evitar prejuízos na soja. O verão quente e úmido deixou as plantas mais suscetíveis ao ataque de fungos e pode comprometer a qualidade dos grãos colhidos. Na propriedade dos Mengarda, o problema foi a macrofomina, ou podridão cinzenta da raiz. "É uma doença que ataca a raiz das plantas e que não tem como controlar", explica Cévio. Dependendo da severidade da infestação, pode causar maturação desuniforme da lavoura e até morte prematura das plantas. "Por isso apressamos a colheita. Por causa da macrofomina o ciclo foi antecipado em cerca de 10 dias. A soja que estamos colhendo agora foi plantada no início de outubro."
Área - Em todo o Paraná foram cultivados neste ano 4,4 milhões de hectares com soja. O potencial é para recordes 13,1 milhões de toneladas, conforme apurou a Expedição Safra RPC em novembro. As chuvas do final do ano passado permitiram aos produtores antecipar o plantio de verão. A colheita, contudo, começa dentro do prazo normal. Geralmente, os trabalhos de campo da soja, que abrem a temporada de verão, têm início na segunda quinzena de janeiro no estado. A área colhida até agora ainda é pequena e não aparece nas estatísticas oficiais. Em algumas regiões do estado, ainda é preciso esperar por uma pausa nas chuvas para colocar o maquinário no campo. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)