Governo do PR vai apoiar a implantação do Programa Cooperativas Mirins nas escolas estaduais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Programa Cooperativa Mirins e Escolares será implantado nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Um protocolo de intenções para selar a parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Ocepar deverá ser assinado no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, no dia 28 de novembro, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. Esse foi o resultado da reunião ocorrida na sexta-feira (19/09), na sede da Seed, em Curitiba. O encontro teve como objetivo apresentar o Programa de Cooperativas Mirins e Escolares aos representantes da Seed, mostrando a importância dessa iniciativa para a disseminação do cooperativismo às crianças e adolescentes, buscando o apoio do Estado para implementá-lo nas escolas estaduais.
O evento contou com a presença do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que falou sobre a relevância de levar o conhecimento sobre o cooperativismo às crianças e jovens, citando sua própria experiência enquanto estudante e o quanto foi influenciado pelas vivências na sua escola. Houve ainda a participação da conselheira da Cooperativa de Crédito Sicoob Meridional, que apresentou o desenvolvimento programa no Sistema Sicoob, o impacto nas comunidades e números obtidos na região de atuação das cooperativas. No dia 20 de agosto, o Sicoob Meridional realizou, em Toledo (PR), o 1º Fórum das Cooperativas Mirins, com representantes de 21 cooperativas mirins e mais de 620 crianças e adolescentes cooperados.
Já a coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Goulart, discorreu sobre as principais diretrizes do programa, indicadores estaduais e entregou os guias metodológicos aos profissionais da Secretaria da Educação.
Pelo Sistema Ocepar, também acompanharam a reunião a coordenadora e o analista da Coordenação de Relações Institucionais da Ocepar, respectivamente, Daniely Andressa da Silva e Diogo Tavares.
A Seed foi representada pelo diretor de Educação, Anderfábio Oliveira dos Santos, pelo coordenador do Colégio Agrícola Estadual e Casa Familiar Rural, Renato Hey Gondin, pela chefe do Departamento de Programas para a Educação Básica, Cristiane de Jesus Jakymiu, e pelo técnico pedagógico, Edson Pellegrini de Oliveira.
Na avaliação da pasta, há possibilidade de implementar as cooperativas mirins e escolares no contraturno de colégios regulares e na grade extracurricular do Programa Paraná Integral (PPI), que visa ampliar a educação em tempo integral nos estabelecimentos de ensino da rede estadual.
Sobre o Programa
O Programa de Cooperativas Mirins e Escolares, desenvolvido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), investe na educação como ferramenta para disseminar os princípios do cooperativismo desde cedo. De forma lúdica e interdisciplinar, o projeto permite que crianças e adolescentes vivam todas as etapas de uma cooperativa, desde sua constituição até a evolução. O objetivo é desenvolver competências e hábitos que fortaleçam a cooperação dentro e fora das escolas. No Paraná, há, no total, 98 cooperativas mirins constituídas, com apoio de várias cooperativas do estado. São cerca de três mil cooperados mirins.