UNIMED CURITIBA: Campanha do Agasalho reforça a solidariedade e o tempo de cuidar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, mas as baixas temperaturas já preocupam muitas famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, intensificada pelos impactos da pandemia da Covid-19. Por isso, a Unimed Curitiba lança sua Campanha Anual do Agasalho, com o objetivo de estimular a doação de roupas de inverno, como casacos, meias, luvas e gorros, além de calçados e cobertores em bom estado de conservação, higienizados e prontos para serem utilizados.
Separação - Porém, como Curitiba está em bandeira vermelha, a cooperativa sugere que a população da cidade aproveite esse momento de ficar em casa para fazer aquela arrumação no guarda-roupas, separando o que não usa mais e higienizando as peças para as doações. “Vamos aproveitar o isolamento social mais restritivo para cuidar da gente e dos outros. Além de evitar a circulação do vírus, as pessoas podem aproveitar o tempo em casa para serem solidárias, separando cobertores e roupas que não usam mais e que ajudarão muitas pessoas a enfrentar o inverno. Assim que voltarmos à bandeira laranja, as doações poderão ser entregues nos pontos de arrecadação. Todos podem e devem participar dessa e de outras campanhas, pois o momento exige ainda mais solidariedade de todos nós”, destaca o diretor-presidente da Unimed Curitiba, Rached Hajar Traya.
Papel social - Com o conceito “Tem roupa que merece seguir em frente”, a campanha está alinhada com o papel social da cooperativa, promovendo a colaboração e a solidariedade e intensificando o cuidado com o próximo. A campanha está aberta para que médicos cooperados, colaboradores, beneficiários e toda a comunidade participem. As doações serão enviadas à Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) e ao Provopar Estadual para serem distribuídas conforme as necessidades das famílias assistidas.
Protocolos sanitários - No momento da doação, siga os protocolos sanitários para evitar a propagação da Covid-19 (dicas abaixo). O dirigente da Unimed Curitiba destaca, ainda, que as doações sejam entregues em pacotes fechados ou sacos plásticos protegidos. As doações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, até o dia 31 de agosto.
Cuidados - Na hora de doar, cuide da prevenção e proteção:
• Utilize máscara, seja descartável ou de tecido. O uso é obrigatório (Lei n.º 20.189). Troque sempre que ela estiver suja, úmida ou danificada.
• Higienize as mãos frequentemente com água e sabão e use álcool em gel 70%.
• Mantenha o distanciamento físico. Fique a pelo menos 1,5 metro de distância de outras pessoas e não cumprimente com apertos de mãos, beijos ou abraços.
• Evite tocar olhos, nariz e boca.
• Doe itens que estiverem em bom estado de conservação e higiene.
• Se puder, faça a sua doação em pacotes fechados ou sacos plásticos protegidos.
• Aproveite a saída de alguém de sua família para que essa pessoa leve as doações.
Locais - Confira os locais de arrecadação:
• Unidades da Unimed Curitiba no Tarumã (Av. Affonso Penna, 297), Itupava (Rua Itupava, 737 - Alto da XV), Dr. Pedrosa (Rua Dr. Pedrosa, 194, Centro) e Germano Mayer (Rua Padre Germano Mayer, 840 - Alto da XV).
De segunda à sexta-feira, das 8 às 18h
• Unidades da Droga Raia no Hugo Lange (Rua Augusto Stresser, 1.379), Jardim Social (Av. Nossa Sra. da Luz, 2.427) e Alto da XV (R. Mal. Deodoro, 2.593). (Imprensa Unimed Curitiba)