COCAMAR III: Braquiária deve cobrir 40 mil hectares na região da cooperativa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A previsão da Cocamar é de que pelo menos 40 mil hectares sejam cultivados este ano com braquiária ruziziensis em sua região, que compreende parte do Norte e do Noroeste do Paraná. Cultivada em consórcio com o milho de inverno ou de forma solteira para gerar palha destinada a proteger o solo durante os meses quentes, a braquiária correspondeu aos experimentos iniciais realizados pela cooperativa e instituições de pesquisa nos últimos anos e a área cultivada cresceu rapidamente.
Palha - Coberto pela palhada da braquiária (que é dessecada um mês antes do plantio da safra de verão), o solo não aquece mais do que 30 graus centígrados no auge dos meses quentes, metade da temperatura alcançada por uma área desprotegida. As informações são do engenheiro agrônomo Paulo André Machinski, da Cocamar. Nos últimos anos, segundo avaliações da cooperativa e seus parceiros, a média de produtividade da soja foi superior em áreas cultivadas sobre a palha deixada pela braquiária.
Campanha - Neste mês de janeiro e fevereiro, a cooperativa estará promovendo uma campanha de vendas de sementes entre os produtores cooperados. O coordenador comercial de Pecuária, Clóvis Aparecido Domingues, informa que estão sendo adquiridas sementes de alta qualidade e sem riscos de contaminação. (Imprensa Cocamar)