COASUL: Safras de verão e inverno

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"A safra de verão 2007/2008 está praticamente encerrada na Coasul". É o que afirmou Paulo Roberto Fachin - Gerente do Departamento Técnico da Coasul - em uma entrevista cedida para o programa de rádio Momento Coasul no último sábado (03/05). Segundo Paulo Roberto, na área de ação da Coasul, a safra normal do milho já está totalmente concluída, enquanto a da soja está em sua fase final. Segundo ele, a quantidade de milho recebida superou a expectativa da Cooperativa em 300 mil sacas, totalizando 2,8 milhões de sacas (eram esperadas 2,5milhões), o que representa um acréscimo de 12%. "Esses números ainda vão aumentar sensivelmente em função de ainda haver milho safrinha a ser colhido na região de Dois Vizinhos", comentou.

Quebras não foram significativas - A produtividade do milho na região foi considerada excelente pelo gerente do Detec. Segundo ele, somente as primeiras lavouras plantadas (no início de setembro) foram afetadas por condições climáticas adversas, sendo que as demais lavouras (plantadas em meados de setembro e no início de outubro), de modo geral, não apresentaram quebras significativas.

Soja - As lavouras de soja plantadas em época normal na área de ação da Coasul já estão 95% colhidas, segundo Paulo.  Ele comentou que houve uma quebra expressiva na produtividade da oleaginosa, causada principalmente pela escassez de chuvas, baixas temperaturas no mês de janeiro e algumas doenças de solo que prejudicaram o peso dos grãos. A expectativa da Coasul, segundo ele, é de receber ao todo (safra normal e safrinha) 2,8 milhões de sacas, em função das quebras. "Esperávamos produtividades mais elevadas. Porém, o preço irá compensar a rentabilidade dos produtores", explicou.

Trigo - Falando sobre o plantio das culturas de inverno, Paulo Roberto disse que o plantio de trigo na área de ação da Coasul será muito mais expressivo neste ano, em função de os produtores estarem mais capitalizados. "Esse aumento será devido, principalmente, aos bons preços que o trigo apresenta hoje e à expectativa de rentabilidade da cultura", pontuou. Paulo falou ainda sobre a campanha de insumos para a próxima safra de verão. "Pedimos que os produtores aguardem, pois nas próximas semanas nós teremos uma campanha de venda de insumos para a safra de verão com prazo para vencimento próximo a dezembro", comentou. (Imprensa Coasul)

Conteúdos Relacionados