Campanha de venda de panetones reverte fundos para instituições assistidas pelo PAIS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um pouco de farinha de trigo da Agrária, outro tanto de mistura seca da IREKS do Brasil e muita solidariedade. Com esses ingredientes, temos a receita que no fim de ano faz a diferença para as instituições atendidas pelo PAIS – Programa Agrária de Integração Solidária. Criada há 17 anos, a Campanha de Venda de Panetones foi lançada na segunda-feira (06/10), na Akademie IREKS&Agrária.

A inciativa é simples: a Agrária e a IREKS doam os principais insumos usados para produção da iguaria natalina. Um fornecedor terceirizado fabrica as unidades do pão doce, que pode ser recheado com chocolate ou frutas. Na sequência, os facilitadores do Programa comercializam os panetones.

Com a venda de 9.787 unidades em 2024, a campanha bateu recorde de encomendas, revertendo quase R$ 50 mil para as entidades atendidas pelo PAIS. Para este ano, o objetivo é passar dos 10 mil panetones comercializados. “Desde a fundação da Agrária, em 1951, temos uma ligação muito forte com a comunidade, é algo que está enraizado em nossos cooperados e colaboradores. Sabemos que é um desafio chegar à meta de 10 mil unidades de panetones vendidas, mas acreditamos que com a soma de esforços é possível atingi-la”, declarou o diretor-secretário da cooperativa, Cristian Abt.

O valor unitário de cada panetone é R$25,00. As encomendas podem ser realizadas com os facilitadores do PAIS em todas as áreas da Agrária e de suas entidades mantidas. Os pedidos feitos até o dia 13 de novembro serão entregues no dia 21 do mesmo mês. A segunda leva de encomendas poderá ser realizada até o dia 20 de novembro, para entrega no dia 28. O último pedido acontecerá no dia 04 de dezembro, para entrega no dia 12.

Todos os anos o Programa divide os colaboradores da Agrária em quatro equipes, que apadrinham as instituições selecionadas por meio de ações de voluntariado e campanhas de arrecadação. Em 2025, o valor arrecadado com a venda dos panetones será destinado para o Centro de Educação Infantil da Vila Abigail, no Distrito de Entre Rios; para a Fundação Proteger, de Guarapuava; para a APAE do município do Pinhão; e para a Escolar, em Carambeí.

A verba revertida a cada entidade varia de acordo com o número de panetones vendidos pela equipe que a assiste. Esse montante é entregue em formato de melhorias estruturais ou compra de equipamentos que auxiliem no atendimento prestado por essas instituições a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Todas as campanhas do PAIS são importantes, mas a venda dos panetones tem relevância especial, porque é com a verba arrecada por ela que conseguimos proporcionar mudanças nas instituições apadrinhadas pelo PAIS. Nesse sentido, a atuação dos nossos colaboradores que são facilitadores nas áreas é fundamental”, declarou a coordenadora do departamento de Gente da cooperativa e gestora o Programa, Adeline Milla. (Assessoria de Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados