AGRO: Cocamar doa sistema de energia solar ao Lar Santo Antônio de Cambé

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Fundado em 1958, o Lar Santo Antônio de Cambé (PR) recebeu oficialmente na quinta-feira (10/8), durante solenidade às 15h em sua sede, um sistema de geração de energia fotovoltaica doado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial.

Presenças - Compareceram ao evento representantes da Cocamar, entre os quais o superintendente de Relação com o Cooperado Leandro Cezar Teixeira, o gerente regional Nilton César Martins, o gerente da unidade local da cooperativa, Lucas Marchi, a gerente de Responsabilidade Socioambiental Natália Cavalini Paganini, o prefeito Conrado Ângelo Scheller, entre outras autoridades e voluntários.

Atividades - Prestando atendimento em regime de contraturno a 100 crianças e pré-adolescentes de 6 a 14 anos, de ambos os sexos, a entidade atua também, em outras duas alas em separado, com o Abrigo Padre Manoel, de assistência a mais de 120 pessoas em situação de rua, e uma instituição de longa permanência, com 26 residentes idosos.

Missionárias - “Nossos desafios são muito grandes”, explicou a irmã Aparecida Jardine, da congregação Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, sediada em Londrina, onde foi fundada naquele mesmo ano de 1958 por Madre Leônia e o então bispo da diocese de Londrina, dom Geraldo Fernandes. Ela agradeceu a doação da cooperativa e explicou como é o funcionamento da entidade.

Parte das sobras - O superintendente Leandro Teixeira ressaltou que a doação tem efeito duradouro, lembrando que todos os anos, durante a distribuição de sobras do exercício, os cooperados fazem a doação de uma parte para apoiar entidades assistenciais. “Nós é que somos gratos pela oportunidade de estar ajudando uma instituição que faz um trabalho tão bonito e importante”, disse.

Conquistas - “A iniciativa da Cocamar traz uma solução continuada para apoiar a entidade com suas despesas continuadas”, frisou o prefeito Conrado Scheller, ao destacar que a presença da cooperativa em Cambé tem resultado em muitas conquistas para o município e a população.

Placa - Durante a solenidade, irmã Jardine e dois integrantes do conselho consultivo da Cocamar, Tomio Yamashita e Cleberton Alexandre Zarantonello, descerraram uma placa para marcar a entrega do equipamento.

Campanha Solidária - A entidade participa há anos da Campanha Solidária realizada por Cocamar e Sicredi, conta com ajuda financeira do poder público municipal e da paróquia e promove alguns eventos beneficentes, como a venda de pizza que vai acontecer no dia 2/9 e de arroz carreteiro nos meses de outubro e novembro.

Doações - Entretanto, depende principalmente de doações da comunidade para manter suas atividades. “Nosso maior dispêndio é com a folha de pagamento”, citou a irmã Jardine, estimando, por outro lado, ter uma redução significativa nos gastos com energia elétrica, atualmente ao redor de R$ 4 mil por mês.

Apagar as luzes - “Nem em sonho a gente imaginava ter aqui um sistema de energia solar”, acrescenta a irmã, lembrando que, para economizar, ela e outras pessoas que ali trabalham, costumavam acordar bem cedo para apagar as luzes da área externa, mantidas acesas durante a noite.

Aprendizes - Irmã Jardine contou que as crianças e adolescentes são de famílias de baixa renda que trabalham e não têm onde deixá-los. Na entidade, eles participam de aulas de artesanato, dança, circo, canto e luta marcial, praticam esportes e, ao completarem 14 anos, são preparados como aprendizes para ingressar no mercado de trabalho.

Outras entidades - Até o final do ano, a Cocamar fará a doação de modernos equipamentos de energia solar a 16 entidades do Paraná, incluindo uma apólice de seguro, para dez anos. Os recursos para isso são oriundos do Rates (Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social). (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados