XV JOVEMCOOP: Jovens cooperativistas debatem política e cidadania
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Fortalecer a participação do jovem na política e despertar sobre a importância do resgate dos princípios de cidadania, objetivando a construção de um mundo melhor. Esse é o foco principal do XV Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop), que acontece desde ontem (30/08), no Hotel Aguativa, em Cornélio Procópio (PR), numa promoção do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, com apoio do Sicredi Central Norte do Paraná. O evento deste ano conta com a presença de 517 participantes, de 26 cooperativas, do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que esteve na manhã desta quinta-feira (31/08) participando da solenidade de abertura, é de fundamental importância a promoção de eventos que reúnam jovens engajados com a causa cooperativista. “Estão aqui hoje reunidos os futuros dirigentes do sistema e promover a discussão de temas, não só ligados ao processo cooperativista, mas também da sociedade como um todo é nossa missão”, afirma. O dirigente também vê o Encontro Estadual como uma oportunidade para que o jovem possa manter contato com participantes de outras cooperativas, de outras regiões e até de estados diferentes e assim possa aperfeiçoar e diversificar seu conhecimento.
Tema - Koslovski ressaltou que o tema escolhido para esse ano é muito apropriado, não só pelo fato de vivermos um período pré-eleitoral, mas pelo próprio funcionamento do Sistema Cooperativista que elege seus dirigentes também de forma democrática e participativa. “Quando falamos em política não estamos mencionando apenas a política partidária, mas sim aquilo que envolve o nosso dia-a-dia, a sociedade, nossa economia, nossos direitos e deveres. É fundamental que o jovem perceba que ele é um instrumento importante de transformação. Como o próprio slogan do evento diz: nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo. Então é por nós que devemos começar essa mudança e assim teremos melhores representantes em todos os níveis”, frisou o presidente da Ocepar.
Comprometimento - Já o presidente da Sicredi Norte do Paraná, Élio Cesar Maruch também ressalta que a participação do futuro do cooperativismo, que são os jovens, neste evento é importante para que o sistema tenha cada vez mais dirigentes comprometidos com a preservação dos princípios da cooperação. “As pessoas, especialmente os jovens, precisam ter um conhecimento cada vez mais amplo sobre os mais diferentes temas e a discussão sobre cidadania e política e esta participação maciça dos jovens renovam nossas esperanças em um mundo melhor, onde a cooperação é uma excelente alternativa para diversos setores da economia”, salientou Maruch.
Educação - A coordenadora do Conselho Nacional de Jovens da OCB e coordenadora dos jovens da Coagru, Izabel Bento, também enalteceu a boa presença das cooperativas paranaenses no evento e afirmou que o jovem precisa, cada vez mais, ser inserido nos processos decisivos, não só dentro do sistema como também em suas comunidades. “Todo esse esforço nos levará muito além de simplesmente organizar jovens em participação política. Precisamos sensibilizar também as universidades, os educadores para que falem e ensinem sobre cooperativismo, que sejam criados cursos de pós-graduação sobre o tema, afinal nos bancos universitários apenas ouvimos falar em sociedades mercantis. Por isso, parabenizo a feliz escolha do tema deste evento, o jovem tem a força e com certeza também irá mudar o mundo de fato”, salientou.
Presenças - Participaram da mesa oficial de abertura, o presidente da cooperativa Integrada , Carlos Murate, que também é o vice-coordenador do Núcleo Norte da Ocepar, a técnica da OCB, Luciana Silva. Ontem (30/08), durante as primeiras atividades os jovens receberam as boas vindas do coordenador do Núcleo Norte, diretor da Ocepar, e presidente da Coceal, Almir Montecelli.
Atividades - O evento prossegue nesta quinta-feira (31/08) com diversas palestras e atividades: Ciência Política e Cidadania – Jovem, protagonista do processo, a cargo do professor da PUC-PR, Kleber Bez Candioto; Política e Cidadania, valores que não têm preço, ministrada por José Romão Trigo de Aguiar. Além das palestras os jovens participam de oficinas de trabalho, dinâmicas de grupo e também apresentarão projetos para uma sociedade mais viável. O melhor projeto, votado pelos presentes receberá um prêmio oferecido pelo Sicredi Central no valor de R$ 1.000,00. Na sexta-feira (01/09) todos participam pela manhã de uma atividade vivencial que tem por tema: a juventude cooperativista como protagonista. Logo após realizam uma grande gincana da cooperação e conclusões finais.
Cooperativas - Estão presentes jovens cooperativistas de 26 cooperativas paranaenses, de São Paulo, Mato Grosso e da OCB. Participam as seguintes cooperativas paranaenses: Batavo (10), Bom Jesus (28), C.Vale (15), Camisc (10), Capal (9), Castrolanda (14), Coagro (15), Coagru (38), Coasul (6), Cocamar (34), Cocari (40), Coceal (01), Cofercatu (7), Coopavel (17), Coopermibra (11), Copacol (36), Copagra (15), Copagril (28), Corol (20), Integrada (45), Lar (16), Nova Produtiva (25) e Witmarsum.
Equipe - Toda a metodologia de trabalho do Jovemcoop neste ano foi construída de forma conjunta entre o Sescoop-PR e pela equipe técnica composta por profissionais da AME-Treinamento e Desenvolvimento, Eliseu, Felipe Hofrmann, Manoel Teixeira Júnior e Zuleide Milanez Giraldi, por João Carlos de Oliveira, da Coopernet Consultoria e Desenvolvimento de Talentos e Ney de Almeida Guimarães, da Talita Kum Arte e Cultura. Os trabalhos gerais estão sendo coordenados pelo gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche.