Witmarsum prepara XX Expowit
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Exposição de gado leiteiro, queijos finos, café colonial, artesanatos, comida colonial, museu, apresentações artísticas e máquinas agrícolas devem atrair um grande número de visitantes à comunidade de Witmarsum entre os dias 16 a 18 de setembro próximo, durante a XX Expowit. A exposição é organizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum e pela Associação Comunitária dos Moradores Proprietários de Witmarsum. A colônia, à 60 km de Curitiba, é uma comunidade de imigrantes e descendentes de alemães que chegaram à região em 1952. O grupo veio de Witmarsum, Santa Catarina, onde havia se instalado em 1930. São conhecidos como menonitas por serem seguidores do líder religioso anabatista “Menno Simon”, nascido na pequena cidade holandesa de Witmarsum, nome dado às duas colonizações brasileiras.
Colônia próspera – Dedicando-se inicialmente à criação de gado de leite e à produção de cereais, a colônia prosperou, dando fama aos seus produtos em função da qualidade, principalmente o leite, o queijo e requeijão cremoso da marca Cancela e Witmarsum. Recentemente iniciou a produção de queijos finos (brie, tilsit, emmental, raclette, camembert, reblocom e gorgonzola), vendido para os mercados especializados.
Turismo cooperativo – Witmarsum faz parte do roteiro turístico cooperativo, oferecendo aos visitantes variadas opções de lazer, além do café colonial e do artesanato local. Em função da proximidade de Curitiba.a comunidade vem recebendo um número crescente de visitantes. O museu histórico, a chácara de pôneis e as paisagens da comunidade são atrações para os turistas.