WITMARSUM E CASTROLANDA FIRMAM PARCERIA

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

?Um negócio só é bom, quando é bom para ambas as partes?. Foi com esta afirmação que o presidente da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg definiu o convênio assinado por ele e pelo presidente da Cooperativa Witmarsum, Artur Sawatzki, na noite da última quinta-feira (23), na Casa do Criador na Colônia Witmarsum e que contou com a presença de lideranças e diretores das duas entidades e do Sistema Ocepar, representado na ocasião pelo gerente de Desenvolvimento e Autogestão, Gerson Lauermann.

Operacionalização - Pelo convênio, os cooperados da Witmarsum poderão comprar todos os insumos necessários para o plantio, através da Castrolanda que também irá comercializar o produto. Artur Sawatzki lembra que com o convênio, é a Witmarsum que passa a ser associada da Castrolanda. ?Com isto, as duas cooperativas não perdem suas identidades, cada uma continuará atuando junto aos seus cooperados. Buscamos na parceria a possibilidade de viabilizar a atividade com a diminuição de custos e uma maior rentabilidade, primeiramente no setor de grãos?, afirmou Artur. O convênio irá beneficiar diretamente cerca de 200 produtores cooperados da Witmarsum e que produziu na última safra 12 mil toneladas de soja e 13 mil toneladas de milho.

Prejuízo - Segundo Sawatzki, esta parceria facilitará o escoamento da safra dos produtores da Witmarsum. Ele lembra que no ano passado, em decorrência do pouco volume produzido, a cooperativa negociou a produção de soja com algumas empresas de refino da região. Estas empresas pagaram pelo produto preço de balcão e os associados tiveram um prejuízo de R$ 1,50 por saca. ?Acreditamos que agora, somando nossa pequena produção à da Castrolanda poderemos remunerar melhor nossos cooperados?, frisou Artur.

Um bom exemplo - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, que não pôde participar da assinatura deste importante convênio, pois estava em Brasília, fez questão de parabenizar a iniciativa das duas cooperativas. ?Ficamos extremamente satisfeitos vermos que as discussões que temos travado com todas as lideranças cooperativistas paranaenses, durante os fóruns dos presidentes, estão dando resultados. Esta iniciativa da Witmarsum e da Castrolanda é prova de que nossos dirigentes estão tendo uma visão estratégica no sentido de viabilizar suas estruturas e diminuir custos. Esperamos que este exemplo se multiplique nas demais sociedades cooperativas do estado, muitas vezes carentes de parcerias como esta que fazem parte do novo Projeto de Desenvolvimento do sistema, onde a meta principal é beneficiar os cooperados, razão da existência de nossas cooperativas?, lembrou o líder cooperativista.

Conteúdos Relacionados