WERNER DEFENDE REABERTURA DA ESTRADA DO COLONO
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Projeto ecológico - O Parque Nacional do Iguaçu é patrimônio da humanidade e o argumento para o fechamento é de que não pode ter estrada. Acontece que essa estrada existia antes do Parque e foi usada para colonização. Do outro lado, na Argentina, tem uma estrada de 50 km, que também é patrimônio da humanidade e ninguém fala nada. Nos outros parques tem asfalto, tem tudo. Os ecologistas, aqueles ecochatos, usaram como bandeira essa causa porque dá mídia. As cataratas e o Parque Nacional do Iguaçu são conhecidos no mundo inteiro. Nenhum dos parques dá polêmica porque ninguém conhece. Eu apresentei um projeto criando limitações na estrada como a cobrança de um bom pedágio para ajudar todo o parque e aulas de educação ambiental. Não queremos asfalto, mas paralelepípedo, com fiscalização para evitar o excesso de velocidade e ainda impedir a passagem à noite. Também não queremos ponte, mas balsa, além de proibir o tráfego de caminhões. Não tem estrada no mundo com essas exigências que nós apresentamos.
Sobre o ministro Sarney - O ministro está ligado às organizações não-governamentais e usa o ibope do fechamento da estrada. Ele não se conformava pela aprovação, nas duas comissões, e chegou a fazer um parecer contrário através do relator. Todos os deputados reagiram contra e ele retirou. Osmar Serraglio, grande jurista de Umuarama, fez um parecer mostrando que tudo está correto. Não foi votado ainda porque esperávamos passar essa onda de ONGs. Sou da Executiva Nacional do PFL e o ministro Zequinha Sarney foi chamado para explicar porque ele gastou mais de R$ 5 milhões para fechar uma estrada, se com R$ 900 mil faria tudo o que deveria fazer. O deputado Luciano Pizzato (PFL) deu uma aula para ele na frente dos outros ministros, tanto que Sarney "desmontou". Mesmo assim, disse que preferia ficar com as ONGs do que com o governo. Eu disse: você não está deixando de ficar com o Werner, mas com a população.
Nosso Muro de Berlin - Hoje está fechada, foram 300 policiais federais de outros estados. Consegui quatro vezes segurar para não mandar os policiais lá. A estrada virou um negócio polêmico. Hoje, o Parque é um muro de Berlim. Para você ir para o outro lado, são 17 km através da estrada, mas agora tem que andar 220 km para dar a volta. A Gazeta do Povo sempre se manteve imparcial nessa luta. Levei dois embaixadores para visitar o local e eles ficaram impressionados. Disseram que as informações que chegam são de que o Brasil está acabando com o Parque Nacional do Iguaçu por causa dessa estrada. Não é possível. Temos que ter muita habilidade para não estimular a revolta popular e lutar para meu projeto ser aprovado.