Boletim apresenta expectativas para o ano eleitoral de 2026
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta terça-feira (23/12), o Informe Semanal referente ao período de 22 a 23 de dezembro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Expectativas para o ano eleitoral de 2026
O ano de 2026 se apresenta como um marco relevante para o ambiente político e institucional, tanto no Brasil quanto no cenário internacional. No plano doméstico, o processo eleitoral tende a influenciar de forma significativa a dinâmica entre Executivo e Legislativo, o ritmo de tramitação de matérias estratégicas e o comportamento das bancadas, especialmente no segundo semestre. A expectativa é de maior cautela na aprovação de reformas estruturantes, com prioridade para pautas de apelo social, fiscal e federativo, além de temas sensíveis aos estados e municípios.
Pesquisas recentes mostram que a violência e a segurança pública são os temas que mais preocupam a população de nosso país e devem aparecer como centrais no debate eleitoral de 2026. Outros assuntos relevantes são a economia e a saúde da população.
No cenário internacional, 2026 sucede um ciclo menos intenso de eleições em grandes democracias, um ano de estabilidade em um contexto de reorganização geopolítica, tensões comerciais, desafios climáticos e transições energéticas. Mudanças nos governos e nos parlamentos ao redor do mundo tendem a impactar agendas multilaterais, fluxos de comércio, políticas ambientais e cadeias globais de produção, com reflexos diretos para países exportadores e economias integradas, como o Brasil.
Os olhos do mundo estarão voltados para as eleições gerais no Brasil, sem dúvidas a eleição mais importante de 2026 entre as democracias. Para as Relações Institucionais, o período reforça a necessidade de planejamento estratégico, monitoramento contínuo do processo político-eleitoral e fortalecimento do relacionamento com lideranças políticas, contribuindo para a defesa de pautas estruturantes e para a qualificação do debate público.
Mais
O boletim traz ainda outros destaques, como o processo de reeleição na disputa presidencial no Brasil, a evolução dos índices de aprovação e desaprovação do governo em linha histórica e uma análise da pesquisa de avaliação.