VISITAS TÉCNICAS: Analistas do Sescoop/PR levam informações a cooperativas do Noroeste
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Setembro/27/2011927152038/{/gallery}Os analistas do Sescoop/PR, Jessé Aquino Rodrigues (Econômico Financeiro) e Guilherme J. Cabral Gonçalves (Desenvolvimento Cooperativo) realizaram visitas técnicas a diversas cooperativas da região Noroeste do Estado, entre os dias 20 e 23 de setembro, com diferentes objetivos. Nas sedes da Unimed Noroeste do Paraná, Unimed Cianorte e Unimed Regional Campo Mourão eles estiveram reunidos com diretores, conselheiros e contadores para apresentar os indicadores econômicos e financeiros das cooperativas referentes aos últimos 10 anos. “Foi uma espécie de avaliação da gestão. Nós fizemos comparativos com as demais cooperativas do ramo e das regiões do Estado do Paraná, buscando o aperfeiçoamento dos indicadores das cooperativas. Houve um grande interesse dos participantes em relação às questões que foram discutidas”, afirma Jessé.
Cooperativas novas – Também esteve no roteiro uma passagem por duas novas cooperativas, Coopeler, de São Jorge do Patrocínio, e Coaprocor, de Corumbataí do Sul. A primeira é composta por produtores de leite, inclusive de outros municípios vizinhos, que busca a melhoria de renda de seus cooperados. Em parceria com a prefeitura, eles implantaram uma Unidade de Processamento do Leite para envase. Já a Coaprocor é uma cooperativa de produtores de maracujá, que também recebe a produção de vários municípios vizinhos, sendo que as sementes são vendidas para a empresa de cosméticos Natura. Os cooperados estão concluindo a construção de uma indústria para a produção de polpa de maracujá, em parceria com a prefeitura de Corumbataí do Sul.
Orientação - Nesse primeiro contato, os analistas do Sescoop/PR orientaram as duas cooperativas sobre as normas que regem as sociedades cooperativas e sobre a atuação e funcionamento do Sistema Ocepar. “Nós também fizemos uma apresentação do Sistema AutoGestão, sistema de acompanhamento e monitoramento das cooperativas do Paraná, e explicamos como elas podem participar das atividades de formação oferecidas pelo Sistema Ocepar e ter acesso ao acompanhamento realizado pela Gerência de Desenvolvimento e Autogestão, procurando mostrar os benefícios que isso pode proporcionar”, salientou Jessé.
Palestra – Em Umuarama foi ministrada uma palestra para os cooperados da Coopnor, cooperativa de produtores de leite recém-constituída. Estiveram presentes cerca de 15 produtores. Foram abordados os principais aspectos relacionados ao cooperativismo, seu histórico, princípios e funcionamento. De acordo com os analistas do Sescoop/PR, os participantes avaliaram como extremamente positivas as informações repassadas, que serão úteis para eles começarem bem o empreendimento, tanto no aspecto legal como econômico.