RAMO SAÚDE: Uniodonto Curitiba promove interação com unidades de outros estados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Uniodonto Curitiba recebeu recentemente a visita de presidentes e profissionais de outras unidades da cooperativa do interior de São Paulo e também Cuiabá. O objetivo das visitas foi estreitar o relacionamento entre as singulares, de modo que os exemplos do trabalho aplicado por cada uma delas possam gerar frutos também nas coirmãs, com a meta de atingirem a excelência no trabalho que desenvolvem. Do estado vizinho, Jacareí, Pindamonhangaba e São José dos Campos estiveram na capital paranaense para compartilhar ideias e experiências.

Troca de experiências - A presidente da unidade de Pindamonhangaba, Acília Aparecida Lourenço, esteve na Uniodonto Curitiba acompanhada do gerente administrativo Lucas Fabiano Carlini e da coordenadora do comercial Isabel Pereira da Silva. "Toda a troca de experiências entre as Uniodontos é muito importante, mais do que qualquer curso. Estamos tendo um aprendizado para poder aplicar as técnicas. A expectativa é melhorar o setor comercial e de controladoria. A ideia da loja Dental Uni é muito boa também", diz a presidente.

Funcionamento geral - Na mesma oportunidade Glória de Fátima Machado, presidente da Uniodonto Jacareí, esteve em visita. Ela diz que as notícias publicadas na News da unidade de Curitiba chamaram a atenção sobre o funcionamento geral, a realização de eventos, a qualidade da área de informática, entre outros aspectos. "É uma empresa que faz um controle de sinistralidade fantástico. A organização, os setores comercial, de informática, controladoria, e os resultados com o aumento do número de beneficiários são técnicas que pretendemos levar", aponta.

Compartilhamento - Ao mesmo tempo em que a Uniodonto Curitiba compartilha o seu trabalho interno, recebe informações sobre o funcionamento dos setores das unidades visitantes, e com isso gera a possibilidade de promover melhorias com os exemplos vindos de fora.

Coleta de informações - Responsável pelo planejamento estratégico da unidade Jacareí, Sâmia Tajra também esteve presente, colhendo informações para implantar estratégias por lá. A coordenadora do operacional, Juliana Silva Cardoso, opina sobre a importância da visita. "Eu já era apaixonada pelo sistema e agora conhecendo na prática, enfatizou a paixão. Vou levar para São Paulo", garante.

Dedicação dos colaboradores - Rúbia Maria Leite, diretora superintendente da mesma unidade, levou em conta a dedicação dos colaboradores da Uniodonto Curitiba. "Fiquei encantada com a paixão que os funcionários demonstram pela Uniodonto, o sistema, a parte operacional. Em Jacareí os colaboradores também são muito dedicados ao trabalho, o que fortalece a cooperativa", afirma. 

Bom relacionamento - Quem também esteve na Uniodonto Curitiba foram representantes da sede de São José dos Campos. O presidente da cooperativa paulista, Sérgio Brito conta que sempre houve um bom relacionamento entre as unidades, o que também motivou a vinda. "A visita, desta vez, foi motivada pelo aprofundamento no conhecimento do sistema operacional da Wise, desenvolvido pela Uniodonto de Curitiba". Outros padrões também devem ser levados para o Vale do Paraíba. "A Uniodonto de Curitiba aplica um excelente modelo de gestão. Vários aspectos me encantaram. Vou citar o modelo de gestão comercial, que está apresentando resultados fantásticos atualmente". Com esta troca de ideias, as duas singulares aprofundaram o relacionamento que já existia. 

Fortalecimento - Para Brito, a interação enriquece e fortalece a cooperativa. "O que existe de mais rico no Sistema Uniodonto é esta troca de experiências. As singulares do nosso sistema têm problemas semelhantes no seu dia a dia. Buscar soluções, já testadas em outras unidades é a melhor e mais barata forma de resolvermos nossos problemas", afirma. O coordenador de tecnologia da informação (TI), Luiz Murilo Cestari, acompanhou o presidente nesta visita e diz que a forma de trabalho diferenciada das unidades expande o conhecimento. "Visitamos para verificar o funcionamento. Passamos pelo faturamento, setor de produção. Estamos estudando a instalação do sistema operacional aqui também. Gostei muito da forma de trabalho", avalia. 

Benchmarking - A gerente executiva da Uniodonto de Mato Grosso, Estela Rocha, afirma que a visita aconteceu para realizar benchmarking com objetivo de implantar na Uniodonto de Mato Grosso uma operação igual ou similar a adotada pela unidade de Curitiba. "Está previsto no projeto a implantação na Uniodonto de Mato Grosso do sistema ERP desenvolvido pela Uniodonto de Curitiba bem como todos os processos das áreas comercial, operacional e de TI", diz.

Fundamental - Estela também concorda que a interação entre as singulares é fundamental. "Por meio deste processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresariais entre as Uniodonto é que podemos identificar o melhor do melhor e alcançarmos um nível de superioridade ou vantagem competitiva no mercado", explica. 

Aproximação - Supervisor da Uniodonto Curitiba, Roberto Fermiano Rodrigues Filho, explica a importância da vinda de singulares de outros estados. "O crescimento da Uniodonto Curitiba estimulou a vinda e instigou o interesse desses dirigentes em conhecer o que é feito e quais ferramentas administrativas são utilizadas aqui. Essas interações nos permitem trocar experiências, bem como aproximar as Uniodontos, facilitando o relacionamento entre as singulares. Foi conversado muito sobre a gestão administrativa e tecnológica. Sobre a tecnológica foi apresentado o sistema de informática da Uniodonto Curitiba (Unioweb)". (Imprensa Uniodonto Curitiba)

Conteúdos Relacionados