VISITA: Secretária Leandre Dal Ponte divulga campanha de destinação do IR devido para o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o tema “Imposto destinado, pessoa idosa cuidada”, a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná está realizando uma campanha para incentivar as empresas a destinar até 1% do Imposto de Renda (IR) devido ao Fundo Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Fipar/PR). A responsável pela pasta, secretária Leandre Dal Ponte, esteve na sede do Sistema Ocepar, na tarde dessa segunda-feira (23/10), em Curitiba, para tratar sobre o assunto com o presidente da entidade, José Roberto Ricken.
Apoio - “É uma opção prevista na legislação federal. E nós viemos aqui pedir o apoio da Diretoria da Ocepar e das cooperativas do Paraná para que elas, no momento em que forem fazer a prestação de contas com a Receita Federal, lembrem-se dessa oportunidade legal de alocar até 1% do valor do Imposto de Renda devido aos fundos que são permitidos, como o Fundo da Pessoa Idosa do Estado do Paraná”, ressaltou a secretária.
Vida com mais qualidade - Ela lembrou ainda que em outubro é celebrado o Mês da Pessoa Idosa e que o envelhecimento populacional é o desafio do século. “As pessoas estão tendo uma vida cada vez mais longa, mas queremos que elas possam viver com mais qualidade”, disse Leandre. Neste contexto, os recursos arrecadados para o Fipar/PR são aplicados em políticas públicas que visam promover o bem-estar da população idosa no Estado.
Melhor arranjo - “O Paraná tem o melhor arranjo de governança em âmbito nacional. Hoje, 100% dos 399 municípios paranaenses já têm Conselho Municipal do Idoso e 393 possuem o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. E a nossa expectativa é sempre fazer a transferência fundo a fundo, possibilitando que os recursos e as ações do Estado cheguem até onde as pessoas vivem, ou seja, nas cidades. E as empresas que fizerem essa destinação do IR devido para o Fundo Estadual estarão contribuindo para que possamos promover um envelhecimento saudável, ativo, com qualidade de vida, mais dignidade e combatendo todas as formas de violência, ao longo desse período que a Organização das Nações Unidas (ONU) inclusive declarou como a Década do Envelhecimento Saudável, que vai de 2021 a 2030”, acrescentou.
Pessoa física - De acordo com Leandre, embora o foco da campanha do Governo do Estado sejam as empresas, as pessoas físicas também podem doar até 6% do imposto devido. “Porém, elas precisam fazer isso de forma antecipada e conseguirá a restituição, a dedução desse imposto devido, no momento do ajuste, que ocorre em maio”, esclareceu.
Compromisso - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken,destacou a relevância da inciativa e se comprometeu a apresentá-la aos diretores da organização na próxima reunião, que ocorrerá no início de novembro. Ele acredita que as cooperativas deverão aderir à campanha, inspiradas no sétimo princípio do cooperativismo, ou seja, o interesse pela comunidade.