Diretoria da Apras visita Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Harri Pankratz, e o superintendente da entidade, Maurício Bendixen, visitaram a diretoria do Sistema Ocepar nesta quarta-feira (01/10). Ambos assumiram os cargos em abril último. O objetivo da visita foi estreitar relacionamento e falar sobre a participação das cooperativas na ExpoApras 2026, que será realizada de 14 a 16 de abril, no ExpoTrade, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O evento, já tradicional, é uma das mais importantes feiras do setor supermercadista do Brasil, e tem uma grande participação das cooperativas do estado.

“O objetivo dessa nossa visita é estreitar o relacionamento com a Ocepar, conhecer melhor o trabalho que a entidade faz junto às cooperativas”, disse Harri Pankratz. Segundo ele, os preparativos para a ExpoApras 2026 estão a todo o vapor, com o envolvimento de toda a equipe da associação. “Temos uma grande expectativa em relação à próxima edição do evento”, disse Pankratz, que assumiu a presidência da Apras, em abril último durante a ExpoApras 2025. A próxima edição será, portanto, a primeira dele à frente da entidade.

“Já temos uma boa parceria com as cooperativas, que já participam há tempo da ExpoApras e queremos novamente que estejam conosco na edição de 2026. Também queremos levar a ExpoApras onde as cooperativas estão, promovendo reuniões e encontros. Queremos estar mais próximos do setor cooperativista, levando a associação onde as cooperativas estão e, desta forma, trazê-las para mais perto dos supermercadistas e da associação também”.

O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, que recebeu os diretores da Apras, destacou a importância do relacionamento entre as duas entidades e falou sobre a ExpoApras como importante evento para dar cada vez mais visibilidade aos produtos das cooperativas junto à rede supermercadista. “O Sistema Ocepar tem investido bastante na formação de dirigentes e profissionais de cooperativas para que eles aprimorem essa visão do varejo”, destacou.

Durante a reunião, a coordenadora de Economia e Mercado do Sistema Ocepar, Carolina Bianca Teodoro, fez uma apresentação sobre a participação das cooperativas paranaenses na ExpoApras. “O setor cooperativista participa, de forma organizada e institucionalizada, desde 2022,  quando 13 cooperativas estiveram presentes dentro do espaço Paraná Cooperativo”, informou. Segundo Teodoro, em 2023, foram 17 cooperativas, quando teve também o lançamento de um livro de receitas e uma cozinha show com preparação de pratos feitos a partir de produtos de cooperativas, o que se repetiu nos anos seguintes. Em 2024, aconteceu a inauguração da Avenida Ocepar, dentro do ExpoTrade, delimitando o espaço onde as cooperativas instalam seus estandes. Além das cooperativas do ramo agropecuário, que expõem seus produtos no evento, as cooperativas do ramo crédito também têm participado com estandes, divulgando seus serviços financeiros.

Carimbo SomosCoop

O presidente da Apras disse que a associação e os supermercados que ela representa estão sempre abertos para os produtos das cooperativas. Sobre o carimbo SomosCoop, iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que identifica produtos de cooperativas nas gôndolas de supermercados, o líder do setor disse que “é muito interessante, é uma garantia para o consumidor já que os produtos das cooperativas são muito bons, são ótimos”. Para Pankratz, é muito importante ter esse carimbo que é uma forma de o consumidor identificar os produtos das cooperativas e consumi-los, sabendo de sua origem. “É também um incentivo para o consumo de produtos feitos aqui no Paraná, contribuindo para o seu desenvolvimento”, declarou.

Também participaram da reunião, o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, e o gerente de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar, Flávio Turra.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados