VI TENDÊNCIAS: Seminário mostra avanço do cooperativismo

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo revela uma grande evolução no Sistema Cooperativista", avalia o superintendente Técnico, Ramon Belisário. Este ano estamos enfatizando "profissionalização da gestão", uma das quatro tendências cooperativistas discutidas nas edições passadas. O evento, que inicia na próxima segunda-feira (12/11), vai reunir cerca de 500 pessoas no Centro de Convenções de Vitória, no estado do Espírito Santo.

Governança Corporativa - A intenção é levar ao público informações a respeito de "Governança Corporativa em Ambientes Cooperativos", tema central do VI Seminário e conhecer as experiências internacionais , explica Belisário. O superintendente destacou o espaço multimídia "No Caminho da Governança", criado para mostrar o processo de governança no ambiente cooperativista. A instalação terá painéis, vídeos e vitrines com informações, produtos e serviços que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desenvolveram  em todo o País para as cooperativas, por meio de suas respectivas unidades estaduais. "Será uma oportunidade de mostrar as experiências, ações e metodologias implantadas nos últimos anos, por meio de construção participativa", resume. 

Público diversificado - Outra inovação, ressalta o superintendente, é que este ano, pela primeira vez o evento conta com um publico diversificado. "Além dos técnicos do sistema cooperativista teremos a participação de profissionais que, mesmo não inseridos no sistema pesquisam e contribuem para o desenvolvimento do cooperativismo", conclui.

Abertura - A solenidade de abertura do Seminário será na próxima segunda-feira (12/11), às 19h, no Centro de Convenções da capital capixaba. Na apresentação institucional da OCB-Sescoop/ES, os participantes terão uma visão atual do cooperativismo capixaba e suas linhas de ação. Haverá ainda uma apresentação cultural com bandas de congo e do cantor capixaba Amaro Limará. O congo faz parte das raízes históricas do Espírito Santo trazido pelos africanos.

Secretaria - Na segunda-feira (12/11), a partir das 14h, os participantes poderão retirar as pastas com material do VI Seminário. A gerência de Infra-estrutura da OCB instalou uma secretaria no hall de entrada do Centro de Convenções de Vitória.  (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados