VI SEMINÁRIO TENDÊNCIAS: Cocamar apresenta exemplo de gestão profissional
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Luiz Lourenço, apresentará no VI Seminário Tendências do Cooperativismo a implantação de um "Planejamento Estratégico Participativo" que levou a cooperativa a ser vencedora da categoria "Gestão Profissional", do Prêmio Cooperativa do Ano - 2007. O projeto, inspirado em um modelo americano, tinha o objetivo de promover uma avaliação detalhada de todas as atividades da cooperativa para atingir três pontos específicos: identificação de pontos críticos, de oportunidades e tomada de decisões estratégicas.
Resultados - O processo, que teve início em abril de 2005 e término em junho deste ano, possibilitou a definição de um Planejamento Corporativo até 2010 sob a perspectiva financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento, indicadores e metas estabelecidas. As medidas tomadas durante 2006, como plano de contenção de despesas e negociação da destilaria, ajudaram a fortalecer a cooperativa e clarear as perspectivas para o futuro, demonstrando profissionalismo e capacidade gerencial. Foi registrada uma economia de R$ 9,7 milhões ao ano e viabilizado acesso dos produtores à renegociação de débitos, além de adiantamentos financeiros nas fases de pré e pós-colheita, além de outros benefícios. O investimento total foi de R$ 253 mil, entre gastos com consultorias e outras ações.
Informações sobre o evento - VI Seminário Tendências do Cooperativismo Contemporâneo acontece em Vitória (ES), no período de 12 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória. O tema deste ano é "Governança corporativa em ambientes cooperativos", e terá como anfitriã a OCB/ES.
Paraná marca presença - O evento vai reunir especialistas e autoridades do Brasil e do exterior que vão apresentar experiências práticas e casos de sucesso de cooperativas brasileiras e estrangeiras. Os organizadores também prepararam uma programação artística, que vai mostrar um pouco da música e manifestação popular típicas da cultura capixaba, que mescla a influência européia e a africana. O Paraná estará presente através de suas cooperativas filiadas e também do Sistema Ocepar, representado pelo presidente João Paulo Koslovski, pelo gerente de Autogestão, Gerson Lauermann, e pelos conselheiros Frans Borg (Castrolanda), Valter Pitol (Copacol), e Luiz Lourenço (Cocamar). (Com informações OCB)