VAREJO: Cooperativas debatem ações conjuntas para divulgar produtos
{gallery}noticias/2011/Abril/12/2011412144832/{/gallery}Um grupo de cooperativas agropecuárias paranaenses que atua no setor de varejo está discutindo meios de participar conjuntamente de feiras e eventos realizados nas mais diversas regiões do País e do Estado, como a Mercosuper 2011, por exemplo, que está sendo promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras), em Pinhais. "A ideia é somar forças, reduzir custos e obter maior resultado para as cooperativas e para os cooperados", afirmou o analista técnico e econômico da Ocepar, Robson Mafioletti. Ele coordenou, na manhã desta terça-feira (12/04), em Curitiba, a primeira reunião que tratou do assunto com a presença de gerentes e coordenadores da área de varejo da Cocamar, Frimesa, Lar e Copacol. Juntas, as quatro cooperativas já colocam nas gôndolas dos supermercados mais de 500 itens de varejo.
Encaminhamentos - De acordo com Mafioletti, os participantes do encontro vão continuar trocando informações sobre serviços contratados para montagem de estande, locação de espaços, possibilidade de compartilhar o trabalho realizado pelos promotores nos pontos de vendas (PDV) e de negociar pacotes de anúncios em mídia especializada, além da contratação de uma empresa para a realização de pesquisas no setor de varejo. "A reunião foi muito positiva e esperamos que a partir do ano que vem possamos colocar essas estratégias conjuntas em prática", disse o analista. O coordenador de comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho também falou para o grupo sobre a campanha de marketing institucional, realizada desde 2007, em parceria com as cooperativas paranaenses.