UNITI III: Dirigentes ressaltam momento histórico
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante a assembleia de constituição da UniTi, no dia 8 de dezembro de 2021, vários dirigentes destacaram a iniciativa pioneira liderada pelo Sistema Ocepar, e manifestaram total apoio ao presidente eleito, Alair Aparecido Zago, superintendente Administrativo e Financeiro da Cocamar, e aos Conselhos de Administração e Fiscal. Os presentes na AGO fizeram questão de destacar que a criação da central é um importante case de intercooperação, o qual, deverá servir de exemplo para outros estados. Frisaram ainda, que mesmo durante um período de pandemia, com reuniões apenas virtuais, foi possível avançar nas discussões e de forma consensual aprovaram pela constituição da central. Tudo graças a liderança e a credibilidade do sistema de aglutinar pessoas em torno de um mesmo interesse e fazer as coisas acontecerem na prática.
Adesão - Das 21 cooperativas, quatro delas acabaram optando em participar da central apenas na “reta final” das discussões, Coopertradição, Unicampo, Coprossel e Primato. Luciano Fiel, diretor Administrativo da Coopertradição frisou que foi uma decisão mais do que acertada em participar da UniTI, “um projeto de grande importância e que todas as cooperativas só têm a ganhar, pois a cooperativa será um ponto de referência para os profissionais de T.I. que atuam nas cooperativas na tomada de decisões”. José Willami da Silva, Gerente Geral da Unicampo, fez questão de agradecer as demais cooperativas, na sua maioria do ramo agro, em acatar a participação de uma cooperativa de ramo diferente na central. “Ficamos extremamente felizes pelo fato de a Unicampo também integrar esta nova cooperativa e estamos aqui para contribuir com aquilo que pudermos”, frisou.
Frísia - O presidente da cooperativa Frísia, Renato Greidanus, enalteceu a liderança do presidente do Sistema Ocepar neste processo e toda a equipe de profissionais. “Muito mais que constituirmos uma central, estamos aqui hoje buscando novas formas de nos tornarmos mais competitivos. O setor da tecnologia da informação não para. Cada dia são necessários novos investimentos para que não fiquemos à margem das outras empresas em termos de avanço tecnológico e nada melhor do que realizarmos isso em conjunto. Discutirmos junto a UniTI e buscarmos as melhores soluções que possam agilizar o processo. Tenho certeza de que será uma grande responsabilidade entrarmos numa área que não dominamos, mas com o apoio dos profissionais de cada uma das 21 cooperativas, vamos avançar muito”, disse.
Cooperante - Gilson Hollerwerger Fernandes, superintendente executivo da Cooperante, disse que foi um trabalho árduo chegar até a data de fundação da central. “Mas afirmo que chegamos aonde nós queríamos desde o início, transformar a ideia numa cooperativa”. Ele também fez questão de agradecer ao fato da Cooperante, segundo ele, “a menor de todas que integram a UniTI, fazer parte deste processo. Para nós é um orgulho imenso integrar este grupo e ajudar a realizar este sonho”.
Coagru - “Um sinal de maturidade do sistema cooperativista paranaense, que mais uma vez saiu na frente e provou ser viável, realizar intercooperação numa área que jamais imaginávamos ser possível”, destacou o vice-presidente da Coagru, Cavalini Carvalho. “Além de desejar sucesso a diretoria eleita, quero colocar a cooperativa a disposição para contribuir na busca de alternativas viáveis”, frisou.
Integrada - Haroldo Polizel, superintendente geral da Integrada fez questão de ressaltar que a escolha do Alair Zago para ser o primeiro presidente foi acertada: “sabemos de todo o seu conhecimento na área de tecnologia de informação e de sua capacidade para poder presidir a central neste primeiro momento de criação”. Polizel também destacou o papel importante realizado pelo Sistema Ocepar em liderar todo o processo. “Lembro que lá atrás, durante as discussões de formatação do PRC100, quando a ideia de criar uma cooperativa de T.I. surgiu, achava que este dia não seria possível. Mas todos aqui provaram o contrário, demos um grande passo, com toda certeza é um momento histórico. Temos muitos temas para discutir aqui, entre os quais a transformação digital no sistema cooperativista”, lembrou.
Copacol - O diretor vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais, frisou sobre a satisfação em poder compartilhar da constituição da central cooperativa de T.I. “Podemos ir mais longe se agirmos em conjunto, buscando soluções para os mais diferentes problemas. Estou muito otimista, vamos transformar a UniTI numa ferramenta de sustentação a todas as atividades das cooperativas filiadas, vamos em frente!”, frisou.
Capal - “Em nome de toda diretoria da Capal, quero agradecer a oportunidade de participarmos da central e parabenizar a diretoria eleita para que tenha total êxito na missão de conduzir a UniTI. Como os demais já mencionaram, temos plena certeza de que estamos no caminho certo”, finalizou o diretor financeiro da Capa, Marcos Rumen.