UNIMED PR: Suespar volta a ser realizado com o tema "Intercooperar para crescer"
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Após dois anos de pausa, devido à pandemia de Covid-19, as cooperativas médicas paranaenses vinculadas à Unimed Paraná voltaram a se encontrar em mais edição do Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná (Suespar), de 25 a 28 de agosto, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu. Foi a 28ª edição do evento, que teve como tema central “Intercooperar para crescer”.
Salas temáticas e plenárias - Planejado ao longo dos últimos meses pela diretoria da Unimed Paraná e a comissão organizadora, o Suespar foi dividido entre 15 salas temáticas e quatro plenárias, distribuídas entre a programação de sexta-feira e sábado. Em seu retorno, um dos principais objetivos do evento foi promover um aprendizado ainda mais completo, com debates que levem a soluções práticas.
Palestras - As palestras principais do evento abordaram os temas “Inova HC: Saúde na prática e tendências mercadológicas”, “PBV: Modelos de Pagamento Baseados em Valor”, “Nova economia” e “Intercooperação”. Além disso, foi possível participar de uma grande Feira de Negócios, com expositores de diferentes áreas.
Abertura oficial - A abertura oficial da 28ª edição do Suespar foi realizada na noite de 25 de agosto, com a presença de autoridades do Paraná e de Foz do Iguaçu, além de representantes de todo o Sistema Unimed. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, prestigiou o evento e apresentou o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense que, segundo ele, “está em pleno vapor”. Ainda de acordo com Ricken, as projeções para o setor são positivas. “Devemos encerrar o ano com um crescimento acima de 20%”.
Pandemia - O dirigente afirmou que alguns setores foram muito demandados durante a pandemia, como a agropecuária, por exemplo, o que elevou a demanda. “Tem uns que dizem que nós vamos ser a Arábia Saudita dos alimentos no mundo e eu creio que o Brasil tem capacidade para isso”.
PRC200 - O presidente do Sistema Ocepar também ressaltou a importância de um dos projetos do PRC200, o de “Representação Institucional”, que tem como uma das ações o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. Um dos objetivos dessa iniciativa é fortalecer a base de atuação da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional, a Frencoop, identificando e apoiando candidatos comprometidos com o cooperativismo. Para destacar a importância desse trabalho, citou como exemplo a sanção, sem nenhum veto, ocorrida no dia 24 de agosto, da lei que atualiza o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito. “Temos que conscientizar nosso público cooperativista para que votem em candidatos que estão em sintonia com o cooperativismo para que possamos dobrar o número de parlamentares que estejam conosco.”
Intercooperação - Ricken ressaltou ainda outro projeto do PRC200 que estimula a intercooperação entre os diversos ramos. Ele lembrou que existe uma proposta da Unimed Paraná para a implementação de um plano de saúde para o cooperativismo paranaense. “Nós temos a expectativa de que as Unimeds poderão atender uma demanda de 3 milhões de pessoas”, frisou. “Temos que incentivar a intercooperação entre os ramos para garantir o mercado”, encerrou.
Discurso - O presidente da Unimed Paraná, Paulo Roberto Faria, iniciou seu discurso, na abertura do Suespar, destacando o comprometimento, a dedicação e os esforços dos profissionais de saúde durante a pandemia, que estiveram na linha de frente na batalha contra a Covid-19. E enfatizou: “Tempos difíceis realçam a força das atitudes, fazem surgir gigantes, norteando nosso poder de realização e de superação”. Ainda segundo ele, no âmbito da saúde suplementar não foi diferente a superação. “Tendências mercadológicas previstas para acontecer daqui a cinco ou dez anos foram aceleradas, como a telemedicina”.
Impacto - Faria falou sobre outros fatores que têm causado impacto nas operadoras de saúde, como os altos custos assistenciais. Por outro lado, apontou questões favoráveis, como a profissionalização cada vez mais robusta da gestão das cooperativas médicas. Também considerou fundamental trilhar caminhos que busquem a manutenção da perenidade e da liderança do Sistema Unimed no mercado de saúde suplementar. “Não tenho dúvida de que, um desses caminhos passa pela redução do número de operadoras Unimed”, enfatizou. Para ele, o que no passado recente era uma orientação, um projeto a ser considerado, agora, passa a ser crucial, extremamente estratégico. “Precisamos sair do campo das ideias para a ação, do campo do planejamento para a execução. Precisamos ganhar escala real, ganhar suficiente musculatura para enfrentar o cenário atual e os desafios vindouros”.
Convergência - Outro caminho que o presidente da Unimed fez questão de destacar na abertura oficial do evento foi o da intercooperação. “Devemos lembrar que só a intercooperação permite a convergência e a sinergia de negócios, seja entre as cooperativas Unimeds, seja entre a Unimed e outras cooperativas, resultando em ganhos para todos, principalmente econômicos e financeiros”. Faria encerrou dizendo que é urgentemente necessário aprofundar as discussões para identificar sinergias loco-regionais, estaduais ou nacionais, para empreendimentos conjuntos, seja para consolidação de operadoras, seja para provimento de soluções assistenciais compartilhadas.
Qualidade técnica - O presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Jr, encerrou a cerimônia de abertura, elogiando o evento. “O Suespar prima pela qualidade técnica do seu programa e nos abre mais uma valiosa oportunidade de debatermos temas fundamentais diante das transformações e dos desafios do setor da saúde”, frisou. “Estamos atravessamos um período conturbado no país e no nosso segmento, mas não podemos temer e nos acomodar diante dos desafios, sejam eles políticos, econômicos ou de mercado. “É o momento de reconhecermos e realçarmos nossas forças diferenciais, que nos permitirão atravessar esta turbulência e dela sairmos mais fortes e competitivos”, afirmou. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Unimed Paraná)