Boletim destaca indicadores de governabilidade e de relações entre poderes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (18/07), o Informe Semanal referente ao período de 14 a 18 de julho. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.
Indicadores de governabilidade e de relações entre os poderes do primeiro semestre de 2025
Nesta edição, o informe reúne alguns dos principais indicadores de popularidade, governabilidade e das relações entre os Poderes no primeiro semestre de 2025, oferecendo uma leitura sintética e comparada do cenário político-institucional brasileiro. São apresentados dados consolidados de avaliação do governo federal, com base em médias ponderadas de diferentes institutos de pesquisa de opinião pública, bem como indicadores de apoio legislativo ao Executivo no plenário do Congresso Nacional.
Esta última dimensão inclui análises estratificadas por partido político e por unidade federativa, permitindo identificar padrões de governismo e variações regionais de alinhamento parlamentar. O objetivo é oferecer uma visão integrada da estabilidade política e da capacidade de articulação do governo junto ao Poder Legislativo.
Acompanhar indicadores de popularidade, governabilidade e relações entre os Poderes é fundamental, pois permite compreender o ambiente político-institucional que influencia diretamente a formulação de políticas públicas, a regulação de setores estratégicos e a estabilidade necessária para o desenvolvimento dos negócios, tudo isso com base em dados. A leitura qualificada desses dados contribui para decisões mais assertivas por parte das lideranças em tempos de instabilidade política, fortalece o diálogo institucional e como ferramentas para a defesa de interesses setoriais.