UNICAMPO: Números robustos de um crescimento sustentável
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Crescimento sustentável e planejamento estratégico têm sido os pilares das decisões da Unicampo para alcançar os melhores resultados junto aos associados, conforme apontou o relatório de gestão da cooperativa apresentado durante Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do exercício 2021, promovida no dia 26 de março, no salão social da Associação Cocamar, em Maringá, Noroeste do Paraná.
Desafiador - O ano de 2021 continuou sendo desafiador devido ao longo período da pandemia, que causou a perda de dois cooperados: Fernando Luiz Egas de Carvalho e Stenio Adriano Gonçalves. Para seguir com as ações do Planejamento Estratégico, a Unicampo apostou em inovações, sendo criada a área de data Science para a gestão de informações gerenciais. Foi desenvolvido, por outro lado, o projeto piloto do Relatório de Despesas com Viagem que passa a ser digital e iniciada a documentação eletrônica com objetivo de proporcionar mais agilidade e facilidade aos associados, sendo que a entrega destes processos está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. De acordo com a cooperativa, o investimento tecnológico vai se refletir, ainda, no atendimento em outras áreas, como no portal de compras. Com o intuito de proporcionar mais comodidade aos associados nas aquisições de material de divulgação, o portal é uma realidade para 2022.
Números - Por outro lado, os resultados de 2021 foram expressivos. Dezenove novos tomadores de serviços iniciaram suas atividades junto a Unicampo, que ampliou em 24% o número de associados atuantes, passando de 2.780 para 3.441. O faturamento cresceu em proporção ao quadro social, ficando 34% acima em relação a 2020, de R$ 189,6 mi para R$ 253,9 mi. Já o resultado do exercício proporcionou sobras no valor de R$ 3,7 milhões, 48% maior em comparação ao exercício 2020. “Esse resultado trouxe maior solidez para a Unicampo, com um patrimônio líquido 17% maior que 2020, de R$ 42,1 mi para R$ 49,3 mi”, diz o relatório, mencionando que os números tornam a entidade mais competitiva junto aos tomadores de serviço, que buscam uma cooperativa com conhecimento de mercado e consistência financeira. Em 2021, nada menos que 70% dos recebíveis da Unicampo foram praticados com 60 dias, com saída financeira em 30 dias. Essa mudança tem sido um grande desafio para a Unicampo, pois é preciso atender a demanda dos clientes para conseguir manter as oportunidades de trabalho para os associados”.
Ampliação - Sempre com o olhar voltado para os associados, a Unicampo ampliou o número de gestores de projeto, com a finalidade de representar a cooperativa na execução dos projetos de tomadores de serviço, auxiliando também no desenvolvimento dos trabalhos dos associados. Para essa demanda foram incluídos mais 3 gestores de projetos.
Três décadas - Em 2022, a Unicampo completa 30 anos de fundação consolidados na prestação de serviços agronômicos por todo o território nacional. “Certamente continuaremos a unir nossos esforços para a geração de novas e melhores oportunidades para os associados e mais qualidade na prestação de serviços ao tomador de serviços”, frisou o presidente André Carlos Garcia Vilhegas. Segundo ele, entre outras iniciativas, será concluída a implantação do programa de compliance, com atuação mais fortemente em estratégias que direcionam para melhorias visando o futuro da Unicampo”.
Novo logotipo - Também para marcar as três décadas da cooperativa, foi apresentado o novo logotipo da Unicampo durante a AGO. De acordo com o presidente, mais que um desenho, a logo “solidifica o que temos em nossa essência: o cooperativismo de trabalho. Valorizamos nossas tradições, especialmente daqueles que construíram essa história com solidez e credibilidade”, afirma Vilhegas, completando: “acreditamos nas aspirações futuras que nos manterão firmes no mercado agronômico, oferecendo uma prestação de serviço que traga soluções ao agronegócio”. (Assessoria Unicampo)