UNICAMPO: Cooperativa celebra seus 20 anos com homenagens e livro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Para marcar a passagem de seus 20 anos, a cooperativa Unicampo, sediada em Maringá (PR), promoveu na noite da última quarta-feira (14/11) um jantar no Restaurante Pavan com a participação de 250 convidados, entre os quais fundadores da entidade, ex-dirigentes, representantes de cooperativas parceiras, clientes e também da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), com o seu superintendente José Roberto Ricken.
Retrospectiva - Na oportunidade, ao pronunciar-se, o presidente Nivaldo Barbosa de Mattos fez uma retrospectiva do histórico da Unicampo, fruto de um programa de terceirização da equipe de assistência técnica da Cocamar, em 1992. Segundo Mattos, mesmo enfrentando dificuldades iniciais, a entidade conseguiu superar seus desafios e se fortalecer. Ele anunciou que a cooperativa – atualmente com 4,5 mil profissionais associados, dos quais 1,5 mil ativos que atuam em 22 Estados e países do Mercosul - deve fechar o ano com um faturamento superior a R$ 50 milhões, 10% acima do montante obtido no último exercício. Mattos informou também que em parceria com uma incorporadora local, a Unicampo vai construir um edifício de 16 andares no centro da cidade, com espaço residencial e comercial – que vai abrigar a sua futura sede.
Livro - Na sequência, o jornalista Rogério Recco fez uma apresentação do livro “Unicampo 20 anos unindo forças no campo”, com a síntese da história da cooperativa, com exemplares distribuídos aos presentes. Recco lembrou que a entidade surgiu na mesma época que outros dois grandes projetos desenvolvidos pela Cocamar – a implantação da citricultura na região noroeste do Paraná e a constituição da cooperativa de crédito Credimar (hoje Sicredi União). “A citricultura é um sucesso, a Sicredi União é a maior do Sistema Sicredi no Brasil e a Unicampo é a maior em seu setor no País e uma das maiores do mundo. Foram sementes muito bem cultivadas”, ressaltou.
Placa - A terceira etapa da programação foi a entrega de uma placa, em reconhecimento, ao trabalho de fundadores, ex-presidentes e alguns parceiros. Entre os homenageados estava o engenheiro agrônomo Edilberto José Alves, ex-diretor da Cocamar, que foi o principal articulador para a fundação da Unicampo, da qual assinou a ficha de número 1. Ele lembrou que foi um processo desgastante, imposto aos profissionais pela política de terceirização. “Fiz bem em ter insistido na ideia”, comentou. Outro que também participou ativamente da formatação da cooperativa foi o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, igualmente homenageado. Segundo Ricken, pretendia-se criar 5 entidades de prestação de serviços de agronomia no Paraná, mas só a Unicampo prosperou.
Exemplo de sucesso - Na opinião do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, que também recebeu uma placa, a cooperativa “é um exemplo de sucesso, que orgulha o cooperativismo por suas conquistas e realizações”. O vice-presidente da Cocamar, José Fernandes Jardim Júnior, destacou o trabalho dos dirigentes e disse que a perspectiva de crescimento da entidade é grande para os próximos anos. Também no jantar, o presidente da Sicredi União, Wellington Ferreira, destacou a forma como a cooperativa é conduzida, a harmonia de sua equipe e o envolvimento dos associados. (Imprensa Unicampo)