Solenidade de entrega é realizada com a presença de autoridades, lideranças e convidados
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Os 14 vencedores da 17ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo receberam os troféus durante cerimônia realizada sexta-feira (12/12), no novo auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba, inaugurado antes da solenidade de entrega da premiação. O evento foi prestigiado por autoridades, como os secretários de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, e das Cidades, Guto Silva, além de lideranças cooperativistas e convidados.
“Iremos premiá-los com muita alegria. Vocês fazem um grande trabalho divulgando espontaneamente as atividades desenvolvidas pelas nossas cooperativas e mostrando o impacto positivo que isso tem proporcionado para a sociedade. Vamos em frente pois podemos ajudá-los com informações em suas matérias sobre o cooperativismo. Ano que vem teremos mais uma edição do Prêmio e nós esperamos vocês aqui. Muito obrigado por tudo que vocês têm feito pelo cooperativismo do Paraná”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na abertura da cerimônia.
O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasembrock, afirmou que a parceria com o Sistema Ocepar terá continuidade na realização das próximas edições do Prêmio. Ele também destacou o trabalho da Comissão Julgadora. “Estamos muito felizes de estarmos juntos, participando da realização do Prêmio Ocepar de Jornalismo. E quero fazer um reconhecimento especial à Comissão Julgadora. O fato de haver uma Comissão avaliando os trabalhos proporciona uma seriedade muito grande ao Prêmio, em relação a outros métodos de avaliação mais populares utilizados em outras iniciativas. Foram mais de 120 trabalhos inscritos nesta edição, mais de dois mil ao longo do tempo”, frisou.
“Hoje há uma grande quantidade de jornalistas produzindo matérias sobre as cooperativas, fazendo um raio X do cooperativismo brasileiro e paranaense. E quando lemos as reportagens, ficamos admirados em perceber que eles viram coisas além do que nós vimos, com esse olhar jornalístico de enxergar muitas coisas que não percebemos. Parabéns e sucesso a todos os profissionais”, finalizou.
O diretor da Unimed Paraná, Alexandre Bley, ressaltou que foi muito significativo a entrega do Prêmio ter sido realizada logo após a inauguração do novo auditório do Sistema Ocepar. “É um momento ímpar e tão bacana poder ser o primeiro evento após a inauguração do novo auditório do Sistema Ocepar, que foi todo remodelado. Estão todos de parabéns!”, disse.
Bley também agradeceu aos profissionais da imprensa que se dispõem a elaborar reportagens que mostram os diferenciais do cooperativismo. “Eu tenho uma palavra de gratidão e a primeira é a cada um de vocês, jornalistas, que se dispuseram a fazer as matérias, criar conteúdo para divulgar ainda mais o cooperativismo. Isso é fundamental. Nós vivenciamos um momento que eu diria de grande dificuldade em relação à questão da informação e ter bons profissionais, capacitados, e que fazem entregas verdadeiras, é essencial para a sociedade”, enfatizou.
“O Prêmio estimula a divulgação do cooperativismo que, muito mais do que um modelo de negócio, é uma filosofia, um modo de pensar e uma forma da sociedade se organizar. Com certeza, a partir do momento que vocês se aprofundam, pesquisam questões relacionadas ao cooperativismo e divulgam as matérias, vocês auxiliam no processo de evangelização do que é o cooperativismo e do quanto ele pode fazer diferença na nossa sociedade”, acrescentou.
“Por isso, a minha gratidão a cada um de vocês e uma gratidão especial à Ocepar pela iniciativa de dar a oportunidade dos diversos ramos poderem ser demonstrados para a sociedade. Eu acredito que é um Prêmio que já tem uma grande repercussão na mídia. Da mesma forma como o Sicredi, gostaria de frisar a honra da Unimed poder participar do Prêmio desde o início. Frisar também que nós vamos renovar nossa parte o patrocínio e, se possível, expandir cada vez mais a participação de mais pessoas porque, afinal, é o cooperativismo que está sendo demonstrado e, de certa forma, enaltecido”, finalizou.
O diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR), Rubens Burigo, que também fez parte da Comissão Julgadora da 17ª edição do Prêmio, destacou a qualidade dos trabalhos. “É um grande prazer para o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Paraná e a Federação Nacional dos Jornalistas ter essa participação tão longeva nessa parceria, que já passou de décadas e, certamente, vai continuar. O Prêmio Ocepar de Jornalismo é muito significativo para a nossa categoria e deve continuar, assim, como os prêmios do nosso sindicato. Como integrante da Comissão Julgadora foi um prazer fazer esse trabalho. Observamos muita qualidade nas matérias e essa qualidade também reflete o que as cooperativas fazem aqui no nosso Estado. Agradeço à Ocepar pela iniciativa e podem contar com o apoio do Sindicato nas próximas edições”, afirmou.
O secretário estadual das Cidades, Guto da Silva, também se pronunciou no evento. “O Paraná está com uma evolução econômica muito forte. Nosso PIB vai dobrar ao final de sete anos. E, obviamente, este crescimento está muito vinculado ao sistema cooperativo, seja nas áreas agroindustrial, de serviços, saúde, entre outras. Tem sido uma alavanca importante para a economia paranaense. E, como o cooperativismo também está expandindo, o Paraná tem que estar, de forma antecipada, preparado para prever infraestrutura e poder acompanhar esse crescimento, com mais água, energia, rodovias, ferrovias e por aí afora. Temos feito o nosso dever de casa e procuramos estar próximos do setor para poder ouvir as demandas e desenhar com vocês esses investimentos porque o Estado precisa estar atendendo a esses movimentos”, ressaltou.
“Mas queria chamar a atenção dos jornalistas para o fato de que as cooperativas têm uma grande história que nós temos obrigação de contar. E não podemos descuidar da narrativa. Essa é uma matriz econômica que melhora o IDH nas localidades onde elas estão presentes, pois distribui renda e tem a capacidade de melhorar a vida das pessoas. Falar das cooperativas e das boas práticas que temos aqui é necessário, pois isso é falar da defesa econômica e de geração de emprego. E vamos contar essas boas histórias, pois o Paraná está cheio delas. Vocês, jornalistas, fazem isso todos os dias, narrando belas histórias, de forma jornalística. Parabéns!”, completou.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Ocepar de Jornalismo é uma iniciativa do Sistema Ocepar, com apoio financeiro do Sicredi Paraná e Federação Unimed e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR) e do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná. Mais informações pelo fone (41) 3200-1150, e-mail:
FOTOS: Albari Rosa