Tsunamis também atingem cooperativas na Ásia

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As Tsunamis – ondas gigantes que atingiram diversos países asiáticos e mataram mais de 290 mil pessoas, em dezembro de 2004 – também deixaram grandes prejuízos materiais e humanos para as cooperativas daquela região. Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia foram os países mais fortemente atingidos. Toda a comunidade cooperativista mundial foi mobilizada para prestar assistência às vítimas, mas, passados quase dois meses do acontecimento, somente agora os números da tragédia começam a ser exatos. No Sri Lanka, mais de 800 cooperativas foram atingidas e, de acordo com a Federação das Cooperativas de Consumo do país, estima-se que entre 50 e 60 sociedades cooperativas perderam completamente suas propriedades, edifícios e estoques de ração seca. Segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), pelo menos dois hospitais no Sri Lanka foram afetados: o Hospital Cooperativo de Galle foi parcialmente atingido e o Hospital Cooperativo de Matara foi completamente destruído. Na Indonésia, o Movimento Nacional das Cooperativas de Crédito tem pedido para parceiros cooperativistas ajuda econômica para aliviar o impacto causado pelo desastre às famílias de cooperados atingidas.

Cooperação – A resposta das entidades cooperativistas de todo o mundo aumenta a cada mês. Da entidade cooperativista canadense Desjardins virá 1 milhão de dólares canadenses para a reconstrução das cooperativas atingidas pelas Tsunamis. A Confederação Asiática das Cooperativas de Crédito (Asian Confederation of Credit Unions) solicitou aos seus membros e parceiros um levantamento de fundos para a reabilitação das cooperativas de crédito e seus associados. A Central das Cooperativas de Crédito da Indonésia (Credit Union Central of Indonesia – CUCO), a Federação das Cooperativas de Crédito e Poupança (Federation of Thrift and Credit Cooperatives – SANASA) do Sri Lanka e o Grupo de Promoção do Desenvolvimento (DPG), na Índia, realizaram operações de auxílio às vítimas e iniciaram a restauração das casas de seus associados. Entidades cooperativistas do Japão, Itália, Dinamarca, Reino Unido e Suíça também contribuem com as vítimas das ondas gigantes.

Fundos - A ACI lançou um apelo global no final de dezembro último para ajudar na arrecadação e coordenação das doações de cooperativas de todo o mundo. Os fundos arrecadados serão encaminhados às organizações cooperativas dos países afetados. Quem quiser colaborar, os dados bancários seguem abaixo: Bank Coop (6-8, Place Longemalle, CH-1211 Genebra, Suíça), Conta 284043.45.00.90-2, código COOPCHBB12A, compensação 8447 e IBAN CH730 844 028 404 345 0090. (Fonte: Boletim Semanal da ACI - número 33 - com tradução de Américo Utumi)

Conteúdos Relacionados