TRIGO II: Encontro nacional inicia nesta segunda, em Cascavel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Esta será a segunda edição do evento realizada no Paraná e a primeira vez na região oeste. Sob a coordenação da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec), a IV Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (IV RCBPTT), aguarda mais de 300 pessoas vindas de mais de 15 diferentes estados brasileiros. A programação inicia nesta segunda-feira (26/07) e segue até 29 de julho, na Associação Atlética Coopavel, localizada na BR - 467, Km 106, em Cascavel, oeste paranaense.
Integração - Realizado anualmente, o evento é considerado como o meio de integrar e unificar as ações de pesquisa, disseminação e divulgação de tecnologia em todas as regiões aptas para o cultivo dos cereais no Brasil. De acordo com o presidente da comissão organizadora e gerente de Melhoramento de Trigo da Coodetec, Francisco de Assis Franco, é justamente por esse motivo que o evento torna-se tão importante para toda a cadeia produtiva dos cereais.
Subsídio técnico - "Nosso objetivo é oferecer subsídio técnico e espaço para o diálogo entre pesquisadores, técnicos e agricultores de todas as regiões produtoras de trigo e triticale. Assim, criamos uma programação que abrange palestras e painéis com profissionais de renome, apresentação de trabalhos vindos de várias partes do Brasil e reuniões específicas, divididas em subcomissões, que discutirão as metas para o desenvolvimento científico e tecnológico da próxima safra dos grãos", explica Franco.
Abertura oficial - A abertura oficial do evento acontece nesta segunda-feira às 19 horas. Na terça-feira (27/07), está programada a sessão plenária inicial para as 8h30. Já às 9h30, os participantes assistirão à palestra "Política Agrícola para o Agronegócio do Trigo no Brasil", ministrada pelo ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Na sequência, às 11 horas, será exibido o tema "A cultura do trigo no Conesul", pelo engenheiro agrônomo e pós-doutor em Genética, Man Mohan Kohli.
Cadeia produtiva - Na tarde de terça-feira, das 14 horas às 15h45, acontece o painel sobre a cadeia produtiva do trigo, e as palestras sobre produção, comercialização e industrialização do trigo nacional, com Marcelo Vosnika, presidente do Sindicato das Indústrias de Trigo do Estado do Paraná (Sinditrigo/PR); produção de farinha para a indústria de massas e panificação, com o gerente de divisão do Moinho Cotriguaçu, Acir Martins da Silva; e produção de farinha para a indústria de bolachas e biscoitos, com o coordenador e responsável técnico do Moinho da Cooperativa Agrária, Rudolf Gerber.
Avaliações de safra - Às 16h30, a programação segue com o painel sobre as Avaliações de Safra, com a participação de representantes de nove diferentes Estados brasileiros produtores de Trigo e Triticale. Às 17h30, haverá a instalação das subcomissões de Difusão de Tecnologia e Sócio-Economia; Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Entomologia; Fitopatologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; e Solos e Nutrição Vegetal. O jantar será servido a partir das 19 horas no local do evento e terá a participação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira da Faculdade Assis Gurgacz (FAG).
Subcomissões - Na quarta-feira (28/07), manhã e tarde, os participantes estarão divididos nas subcomissões para a apresentação de trabalhos, análise de propostas, revisão das informações técnicas e das normas e o planejamento e prioridades de pesquisa. Já no último dia de evento, quinta-feira, dia 29, além da finalização das atas das subcomissões, marcada para as 8 horas, haverá a apresentação das definições de cada subcomissão, na sessão plenária final até as 12 horas. À tarde, os participantes serão convidados a conhecer a estrutura e funcionamento da Coodetec. Mais informações podem ser acessadas pelo site do evento (www.coodetec.com.br/reuniaotrigo). (Assessoria de Imprensa)